A internet é uma mídia social?

As mídias digitais atualmente têm demonstrado uma tendência que contraria a expectativa dos estudos da década anterior, ou seja, tinham de início o poder de distanciar as pessoas das pessoas e agora seguindo o caminho contrário se tornando mídias de relacionamentos, forma de aproximação à distância. O que antes era desconhecido pela sociedade era só uma questão de falta de internet, falta de transmissão da comunicação com à informação. Aquilo que não era de conhecimento, simplesmente não existia. A rapidez da informação e comunicação é permanente, é uma transmissão ‘ao vivo’. As interfaces de interação tornaram-se dinâmicas e rápidas, em questão de segundos as redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), plataformas de vídeo (Youtube) noticiam a mesma informação de formas diferentes antes mesmo de passar na televisão.

A internet, como mídia, tem o poder de integração, compatibilização e compartilhamento de mídias, programas e sistemas comunicacionais. E o sistema midiático atual, por sua vez, tem o papel crucial, não apenas de mediar a comunicação para chegar no que será exposto na rede, nesse sentido, compartilhar informações, vivências e posicionamentos pessoais não é mais problema. A influência cognitiva dos meios de comunicação de massa como a internet, se tornou um instrumento fundamental de informação. Dentro desse contexto midiático, vê-se como a internet é uma influenciadora digital, mas com tendência de se tornar ou melhorar as condições interativas disponíveis para a sociedade. A partir disso, pode-se afirmar que a internet proporciona à interação a capacidade do indivíduo construir e entender essa informação encontrada, dando a possibilidade de pesquisar mais ainda sobre o que foi encontrado, vê a veracidade dos fatos.

TEXTO, escrito para a disciplina de Comunicação do curso de Biblioteconomia – Como as formações discursivas midiáticas sustentam simultaneamente regimes de verdade e relações de poder na sociedade brasileira?

ednaolliveira
Últimos posts por ednaolliveira (exibir todos)
ednaolliveira
ednaolliveira
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *