As influências da cultura grega no mundo contemporâneo.

É com toda certeza que sabemos que a Civilização Grega foi uma das mais avançadas entre as antigas civilizações. Mas apesar disso, sofreu o seu inevitável declínio com a guerra do Peloponeso no século V a.C., que dividiu a Grécia entre dois poderes. No entanto, apesar de seu final, as influências dessa civilização permaneceram bem vivas. Se tornando uma das bases da cultura ocidental, basta olhar nas livrarias, nos cinemas, nos monumentos e nas artes para perceber o quanto que a temos presente em nosso cotidiano. É de uma riqueza extensa a herança cultural deixada pelo povo grego. Suas concepções de beleza expressadas em suas obras artísticas como escultura, pintura e arquitetura foram tidas como marco cultural por seu equilíbrio e harmonia. O teatro grego era dividido em tragédia e comédia, era acessível para toda a população e os atores usavam máscaras que caracterizavam as expressões dos personagens. Na história, os gregos foram pioneiros em trata-la com espírito científico, separando a lenda dos fatos. Na filosofia, o principal objetivo era explicar o cosmo (mundo). Depois evoluiu para explicar as coisas da vida, destacando Sócrates, Platão e Aristóteles. Na matemática Tales de Mileto e Pitágoras deixaram os cálculos e as leis geométricas. Também foi na Grécia antiga que a medicina se desenvolveu com as primeiras técnicas para identificação de doenças deixando de lado os tratamentos que eram baseados em crenças e superstições. Jogos olímpicos também tiveram início na Grécia antiga na cidade de Atenas, na época era marcada com uma celebração por trégua entre as cidades-estados da Grécia que viviam em conflito.