Biblioteca na palma da mão.

Com a grande evolução tecnológica, surgiram diversas ferramentas que fazem uso de tal tecnologia para atender e facilitar a vida tanto dos profissionais quanto para o publico de todos os setores, nesse sentido trataremos a seguir de aplicativos moveis voltados para as necessidades da biblioteca e de seus usuários, que podem ser facilmente instalados e utilizados de forma totalmente gratuita em seu smartphone ou qualquer dispositivo móvel compatível com tal tecnologia.

1. Book Catalogue
    Fonte: Google Play Store

Se trata de um aplicativo aberto. Os livros podem ser adicionados manualmente, por ISBN, ou código de barras. Serve apenas como catalogo, ou seja não é possível ler livros ou qualquer documento. É possível criar seu banco de dados gerando o backup sendo possível exportar seu catalogo para outros dispositivos.

É um aplicativo bem completo pois nós traz a possibilidade de classificar pelo autor (sobrenome), título, série, dentre outros, mudar e ordenar os estilos de design de acordo com o usuário, pode fazer pesquisa, ter o controle de quais exemplares estão emprestados e também criar varias prateleiras de acordo com o usuário.

Outro recurso interessante é a “Lista de Desejos” onde você pode adicionar os livros que mais deseja! Sua versão mais moderna é a 5.1.0 só é compatível com sistema android, totalmente gratuito, não possui versão em português, e só é possível classificar documentos.

1. Libib
    Fonte: Google Play Store

É um aplicativo de organização como se fosse uma pequena biblioteca, faz uma pequena  catalogação, que lhe permite digitalizar seus livros. O usuário pode fazer upload das capas da sua coleção, caso elas ainda não se encontrem no cadastro do site.

O aplicativo é totalmente conectado ao site do próprio Libib.com que deixa todas as plataformas logadas com mesmo usuário nos mesmos padrões. No Libib alem dos documentos e livros é possível ainda o cadastro de games, filmes e quadrinhos. É compatível com sistema iOS e Android.

Se destaca por ler códigos de barra, adicionar vários tipos de biblioteca, pesquisa fácil, sincroniza direto do site libib.com, onde você pode marcar, avaliar, importar, fazer anotações e até publicar sua biblioteca!

1. Simple Scan – PDF Scanner App
Fonte: Google Play Store

O Simple Scanner se destaca por ser um digitalizador de documentos PDF, ou seja, ele  transforma seu telefone em um scanner portátil. Tornando possível você digitalizar documentos, fotos, recibos, relatórios ou qualquer coisa que tenha interesse. Alem de sua digitalização ser guardada no dispositivo em formato de imagem ou PDF você pode compartilhar com seus amigos.Só é compatível com Android e a versão atual é a 1.3.17.

Possui diversos modos de processamento da imagem, onde você ajusta manualmente todos os parâmetros da imagem, como cor de digitalização, escala de cinza ou preto e branco. Muito interessante e útil também a opção de detecção automática de bordas da página,alem de configurar o tamanho da página Set PDF (Carta, Ofício, A4, etc.). Pesquisa rápida pelo título do documento e pode ser usada uma senha para proteger seus documentos.

4. Skoob – Para quem ama livros

Fonte: Google Play Store

A palavra Skoob significa books (livros, no inglês),  é como uma rede social brasileira, diga-se de passagem a maior rede social para leitores do Brasil, com quase 4 milhões de leitores, foi criada em 2009, para pessoas que amam ler e compartilhar o que estão lendo com outras pessoas. No Skoob você não precisa fazer cadastro basta se logar pelo Facebook. É compatível com sistema iOS e Android.

Onde você pode ver o que seus amigos estão lendo, escrever resenhas, avaliar livros, além de usar o scanner de código de barras. Feita para que você encontre sua próxima leitura e faça novos amigos.

Te permite criar listas de leituras (lidos, estou lendo, quero ler, desejados, troco… etc), descobrir e explorar a lista dos livros mais populares, recomendar livros para seus amigos, encontrar livros semelhantes ao seus favoritos e também cria uma meta de leitura por ano.

Anacleto