Fazer memória dos 405 anos de fundação de São Luis é trazer sempre presente uma história de riquezas culturais e patrimoniais, que é marcante na cidade fundada por franceses, em 08 de setembro de 1612.
Intitulada como Patrimônio da Humanidade desde 1997, São Luis é conhecida também como Atenas Brasileira, Cidade dos Azulejos, Ilha do Amor, Jamaica Brasileira possuindo uma riquíssima arquitetura histórica e uma gastronomia tipica que encanta a todos, além de manifestações culturais diversificadas como o bumba meu boi e o tambor de crioula. Acrescente ainda a este legado o fato de ser o berço de grandes escritores e poetas como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias,Graça Aranha, Josué Montello, Ferreira Gullar dentre outros.
Com o tema São Luis, Terra de Encantos, a Biblioteca Pública Benedito Leite, órgão da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão – SECTUR, estende a sua exposição em comemoração aos 405 anos da capital maranhense até o dia 20 de outubro. Com diferentes tipos de arte, a mostra foi distribuída em todos os setores da biblioteca memorando toda a beleza e riqueza cultural, artística e patrimonial desta que foi a única cidade fundada por franceses no Brasil.
Salão de Referência – São Luis: Memória e Tempos – Exposição bibliográfica , com obras que representam o patrimônio arquitetônico de São Luis; Olhares sobre São Luis, pinturas sobre tela dos artistas plásticos Frank Silva, Joselma Pestana, Silva Quabash, Jerônimo Oliveira e Glaúcia Caldas.
Acervo Geral – “Fotesias para São Luis”, de Raimunda Frazão – Fotos e poesias sobre a cultura de São Luis.
Biblioteca Infantil – São Luis, Terra de Encantos – Painel fotográfico e livros, com destaque para Bandeira Tribuzzi, autor do Hino de Louvação a São Luis.
Salão de Jornais e Obras Raras – Os Encantos de São Luis – Fotografias e livros que tratam da história de São Luis.