BIBLIOTECA: um espaço para a produção do conhecimento

Ao longo das eras, as bibliotecas sempre foram vinculadas à conservação e, posteriormente, à difusão do conhecimento,todavia contemporaneamente essa perspectiva tem se metamorfoseado. O advento das tecnologias tal qual como a conhecemos, gerou uma nova configuração de mundo, e com isso mudou-se a dinâmica também em relação as bibliotecas. Fala-se , agora,da biblioteca não apenas como disseminadora da informação,mas como espaço integrador,produtor do conhecimento e porque não dizer data venia,emancipatório.O modelo clássico de bibliotecas,de certa forma não é tão atrativo,uma vez que não acompanha,atualmente ,o usuário que se multifacetou em decorrência da chamada “sociedade conectada”. Por conseguinte, as bibliotecas têm que contemplar essa nova dinâmica e um bom exemplo é a Biblioteca futurista da china.Yangzhou Zhongshuge é uma biblioteca impressionante localizada em Yangzhou, China, desenhada por Li Xiang da XL Muse Architects.

A entrada de tirar o fôlego é definida pelas paredes arqueadas de livros e reflexivo acabamento espelhado preto no chão, dando aos visitantes a sensação que eles estão entrando em um mundo diferente.

na foto se verifica que o chão espelhado dá ideia de uma outra dimensão paralela a nossa.viu?

Enquanto os visitantes continuam dentro, orgânicos, formas fluidas e iluminação suave definem o humor para uma aventura literária. Os livros são exibidos em uma variedade de maneiras para tentá-lo a realmente ler como na figura abaixo.

só para se ter uma ideia a área dessa biblioteca é de :1000 metros quadrados ou 10.764 pés quadrados.

Há também um espaço de livros ilustrados para crianças! Incrível, não acha?.

Destarte, essa Biblioteca localizada na China que é um projeto ousado, além de servir para o uso óbvio,que é a leitura e disseminação da informação estimula o questionamento em primeiro plano das formas geométricas e por consequência das bibliotecas tradicionais,vejam-se a ressignificação dos modelos usuais. Nesse momento a ressignificação se transforma ou ,pode se  transformar ,em um novo conhecimento. A partir daí a construção do conhecimento se dá graças ao ambiente de inserção do usuário que aqui é a biblioteca, consolidando-se como espaço estimulador e propiciador do fazer conhecimento.

Fonte das imagens: Site Webluxo

dyegosilva