O Portal Domínio Público

O Portal Domínio Público, é uma biblioteca digital, que tem como objetivo compartilhar conhecimento através da internet para servir de referência para toda a população. Como elencado na sua missão, o “[…] portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.”, e assim, também, contribuir para o desenvolvimento da cultura e da educação.

Tela de Busca do Portal Domínio Publico.

O portal tem várias formas de pesquisa, básica, por conteúdo, pelo nome do autor, além de pesquisa de teses e dissertações.

Seu acervo é constituído por mais de 123 mil obras, incluindo obras de Machado de Assis, literatura infantil, hinos brasileiros, musica erudita brasileira, poesias de Fernando Pessoa, uma coleção da História Geral da África e outras obras autorizadas de educação e da cultura.

No entanto, apesar da plataforma se caracterizar como portal de livre acesso, não possui divulgação e nem formas de incentivo à leitura por parte dos leitores e comunidade acadêmica em geral, nem mesmo suas versões são atualizadas onde há necessita de publicações periodicamente alimentadas pela instituição responsável, porém é um caminho fácil para quem quer ter acesso a algumas dessas obras que são gratuitas, de acesso livre, para todos.

 

claudiapolliny
Últimos posts por claudiapolliny (exibir todos)
claudiapolliny
claudiapolliny

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *