Espelho da vida: O que o Cinema e a TV podem dizer sobre nós mesmos

Desde sua concepção, o cinema e séries de TV vem servindo como uma válvula de escape para a realidade que, por muitas vezes, é frustrante. No entanto, nem sempre o que buscamos é entretenimento barato e vazio, às vezes queremos que uma obra nos faça questionar, refletir ou até mudar nossa visão sobre algum aspecto da vida, e são estas obras que acabam tendo um maior reconhecimento em prêmios ou festivais, uma vez que elas têm um propósito, uma mensagem a ser passada.

Cena do filme “Os Intocáveis”, de 2011. Fonte: Google Imagens

Passando por clássicos como “Cidadão Kane” ou a série “Além da Imaginação” até contemporâneas como “Corra!” ou “O Dilema das Redes” são obras que funcionam em várias camadas: Na superfície, é um bom entretenimento, mas se analisada mais profundamente, facilmente encontraremos subtextos e críticas sociais. O filme citado acima, “Corra!”, em sua camada inicial se trata de um terror social, mas suas várias interpretações e teorias sobre cenas da película, além da clara mensagem sobre racismo daqueles que dizem “ter votado em Obama” é o que faz a obra ser reconhecida e elogiada, além de longeva.

a série “Além da Imaginação”, de 1959, recebeu em 2019 um reboot produzido por Jordan Peele, o diretor de “Corra!”, mantendo a essência de série antológica de ficção-científica com críticas sociais. Fonte: Google Imagens

Muitas obras tiveram importância na sociedade pois trouxeram para o grande público problemas sociais e ambientais que eram ignorados ou até pouco se sabia, e o reconhecimento em festivais de cinema ajudam a que obras assim se tornem cada vez mais famosas, e isso fazer com que ela tenha o impacto na indústria o suficiente para que algo possa ser feito em relação ao problema que a obra retrata, como é o caso de “Seremos História?” documentário protagonizado e produzido pelo ator e ambientalista Leonardo DiCaprio.

Com o documentário “Seremos História?”, DiCaprio chama a atenção do mundo para as mudanças climáticas que vem acontecendo há anos em todo o globo. Fonte: Google Imagens

Seja em âmbito macro ou micro, toda obra, seja livro, filme, série ou uma animação, tem o poder de mudar o indivíduo, pois o entretenimento se torna algo com qual toda pessoa busca para fugir da realidade que o cerca. Todavia, existem questões que não podem ser ignoradas, unir mensagens sociais a algo que está tão intrínseco em nós: a forma de assistir filmes e séries de TV é a melhor opção para disseminar o conhecimento, e com um pouco de sorte, talvez mudar o mundo para melhor.

carpegiani
carpegiani
Artigos: 1

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *