Filmes que retratam a Biblioteconomia, a vida de um Bibliotecário e seu fazer atuante nesse ambiente.

Bibliotecários em filmes ou documentários não são uma novidade. Trouxe aqui um documentário que deve fazer parte da vida de um Bibliotecário e filmes para entretenimento, e  compreender o papel do bibliotecário no mundo.

O primeiro é um documentário extremamente rico em informações e conta a importância da classificação em bibliotecas.

O homem que queria classificar o mundo- IMDB, Torrent : Documentário sobre a trajetória do autor, empresário, visionário, advogado e ativista belga Paul Otlet. Trata-se do pai da ciência da informação e da documentação (áreas com as quais ele contribuiu por meio da criação da CDU – Classificação Decimal Universal). No documentário, o diretor percorre o pensamento de Otlet para organizar o mundo do conhecimento e a tentativa de construir uma “Cidade Mundial” (Mundaneum) que serviria como depósito para informações de todo o mundo.

Outros clássicos para entretenimento são os filmes Storm Center e a Trilogia O Bibliotecário.

Storm Center (Columbia, 1956): História de Alicia Hull (Davis), bibliotecária de uma pequena cidade cujo trabalho é introduzir as crianças no mundo dos livros. Como retorno ao pedido de recursos para a construção de uma ala infantil na biblioteca, o conselho municipal pede que ela retire do acervo o livro O Sonho Comunista nesse período caracterizado pelo Macartismo e a caça às bruxas. Quando ela nega o pedido, os membros do conselho questionam suas atividades do passado. Então ela é demitida e rotulada de subversiva. O juiz Ellerbe (Kelly) acha que ela foi tratada injustamente e convoca uma reunião. Paul Duncan (Keith), um jovem político ambicioso, namorado da bibliotecária assistente Martha Lockeridge (Hunter), vê na reunião uma oportunidade para se projetar e acusa Alicia de comunista. Seu discurso belicoso conduz toda a cidade contra Alicia, exceto o menino Freddie (Coughlin), o favorito da bibliotecária. Ele vai se tornando cada vez mais enraivecido com a atitude da cidade, até atear fogo na biblioteca. E quando a biblioteca arde em chamas, as pessoas mudam repentinamente suas posições e chamam Alicia de volta ao trabalho para supervisionar a construção de uma nova biblioteca.

Fonte: Biblioteca Maranhense

TRILOGIA: O Bibliotecário : Trilogia de filmes feitos para a televisão americana muito bem sucedida por sinal, conta a história de um bibliotecário que tem que cuidar de um acervo não muito comum, com itens que vão desde a espada excalibur até outros artefatos mitológicos. As histórias são bem Indiana Jones e o melhor são os subtítulos das histórias: Em busca da lança do destino; regresso as minas do Rei Salomão e a maldição do cálice de Judas.

tataceleste

Um comentário