Os desafios de pessoas da terceira idade frente aos avanços tecnológicos.

Fonte: https://thumbs.jusbr.com/filters:format(webp)/imgs.jusbr.com/publications/images/0845cb9c52024142fe620d835accb6be

Ao longo dos anos, o avanço digital de aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets, notebooks, smart TVs, entre outros, cada vez mais vem sendo tendências.

O ano de 2022 está incluso na Quarta Revolução Industrial, onde se destaca as tecnologias cada vez mais avançadas como as inteligências artificiais, robóticas, sistemas operacionais destinados a nuvens, entre outros.

Então, por que associar as pessoas da terceira idade com a tecnologia? A dificuldade das pessoas da terceira idade na adaptação aos meios eletrônicos e serviços digitais é grande, pois muitas vezes os mesmos não conseguem acompanhar o processo acelerado dos avanços tecnológicos.

Os desafios enfrentados por eles muitas vezes tem haver com a educação, classe social e autoconfiança. Pela educação, onde nem todos tiveram acesso, podendo se incluir a classe social, por serem membros de famílias pobres, com baixa renda ou nenhum tipo de renda.

A forma que os avanços digitais estão acontecendo, temos que nos adaptar ao mundo, assim procurando a forma mais acessível. A aceitação da tecnologia por parte dos idosos se torna mais difícil. Com o avanço, muitos objetos eletrônicos, trazem ferramentas de acessibilidade, porém, com características do próprio objeto, como botões pequenos, idiomas estrangeiros, entre outros, o que leva a rejeição da terceira idade.

A inclusão de meios digitais aos idosos pode ser potencializada pela ampliação de cursos e projetos que orientem a utilização da tecnologia. Como benefícios da inclusão, se tem a melhoria na qualidade de vida, como a socialização e os estímulos a atividades, sendo cerebrais ou não, e outras possibilidades para se ter uma vida melhor.

Carlos L
Carlos L
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *