Processo seletivo para participação em projeto de pesquisa

O Curso de Biblioteconomia da UFMA através do projeto de pesquisa “Acervos em Rede”, abre inscrições para seleção de 2 bolsistas de iniciação científica. As vagas serão destinadas a estudantes de graduação a partir do 2º período letivo, sendo 1 vaga para estudantes de Biblioteconomia e 1 vaga para estudantes de Ciência da Computação. O projeto objetiva desenvolver uma plataforma colaborativa para gestão e difusão de informações de acervos de bibliotecas e centros de documentação no Estado do Maranhão, é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Os bolsistas desenvolverão atividades de investigação tecnocientífica no âmbito do Laboratório de Ensino e Pesquisa do curso de biblioteconomia e promoção de oficinas em instituições sociais.

Biblioteconomia. Gestão da Informação: Manuseio de softwares livres para gerenciamento de bibliotecas, repositórios digitais, gerenciamento de conteúdo, criação de tutoriais, participação em eventos e publicação de artigos. É recomendável conhecimento básico em gerenciamento de mídias sociais e plataformas colaborativas.

Ciência da Computação. Gestão de Tecnologia da Informação: Instalação e configuração de servidores baseados em GNU/Linux, Servidor Web, Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados. Criação de tutoriais, participação em eventos e publicação de artigos. É recomendável conhecimento básico de instalação de aplicações escritas em PHP, MySQL, HTML5 e CSS3.

Mais informações com o professor Roosewelt Lins

Prazo para inscrição: 17 de fevereiro de 2017.

Inscrições encerradas.

Roosewelt

Professor de tecnologias de informação em Biblioteconomia.