Sites, Blogs e Canais alimentados por bibliotecários que você precisa conhecer!

Bibliotecários estão em toda parte! Escolas, instituições públicas e privadas, hospitais, universidades, ONGs, tv’s, bibliotecas (é claro) e em todos outros espaços em que a informação é o objeto de trabalho. E estão também na internet! Sim, cresce todos os dias o número de profissionais da área que estão tomando espaço na rede, seja em sites, blogs, youtube e outras plataformas digitais. Então confere ai alguns profissionais e o que eles andam desenvolvendo:

O primeiro é o “Bibliotecários sem fronteiras”, é um blog que conecta vários bibliotecários e permite uma interação entre suas produções. No “Bsf”, pode-se encontrar de tudo um pouco, artigo de opinião, crônicas, charges, vídeos e muitas outras informações produzidas que estão ligadas a biblioteconomia na internet!

O “É o último,  juro!”, é autoria de Gabriela B. Pedrão, que é graduada em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela UNESP, bibliotecária, é mestre e doutoranda em C.I. Gabriela administra um blog com esse título e também possui um canal no youtube! Os vídeos de Gabriela já passaram dos 195.503 views, e têm crescido a cada dia o número de seus seguidores.

O blog existe desde o ano de 2012, foi criado e é administrado por Dora, que é bibliotecária e mestranda em ciência da informação. O “índex-a-dora”, é um blog com informações atuais, matérias novas e diferentes para área.

“Biblioo” é um site de noticías da área do livro, leitura e bibliotecas. E é também uma revista trimestral com os mesmos temas. Biblioo sempre disponibiliza informações legais sobre a área além de possibilitar a troca de experiências e compartilhar informações e conhecimento sobre o que o próprio Biblioo chama de “Cultura Informacional”.

Criado e administrado pela bibliotecária Thalita Gama, o “Santa Biblioteconomia” é também um blog. O seu principal foco é ajudar bibliotecários a serem aprovados em concursos. Thalita oferece cursos à distância, além de sempre alimentar o blog com entrevistas com algum bibliotecário que foi aprovado em algum concurso, o que serve de inspiração e também costuma postar notícias sobre concursos abertos. Vale a pena conferir!

João Matheus Nascimento Rodrigues
Últimos posts por João Matheus Nascimento Rodrigues (exibir todos)
João Matheus Nascimento Rodrigues

Discente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.

Um comentário

1. Boa tarde. Podem ajudar a divulgar?

O projeto Diálogos Para Inclusão em Bibliotecas seleciona gestores e profissionais de bibliotecas brasileiras para ação formativa inovadora e gratuita em Gestão
    Vagas limitadas. Inscrições até 18 de Janeiro de 2019.
    O projeto inclui:
    *Workshops gratuitos de formação em temas como Cultura Acessível e práticas em Gestão Inclusiva;
    *Acompanhamento técnico especializado para realizar as melhores ideias das bibliotecas participantes (gratuito);
    *Publicação das melhores práticas de ações inclusivas em formato acessível em Português e Espanhol.
    *Compartilhamento com bibliotecas ibero-americanas.
    Sobre o projeto e iscrições: http://www.dialogosparainclusao.com