Takarazuka Revue: o teatro só para mulheres

Apresentação do espetáculo “A Second Fortuitous Meeting-Next Generation: Midnight Girlfriend”
Fonte: Takarazuka Revue

O Takarazuka Revue é uma companhia de teatro exclusivamente composta por mulheres solteiras. Localizada em Hyogo, uma província do Japão, foi fundada por Ichizo Kobayashi e inaugurada em 1914. A companhia de teatro surgiu visando popularizar a venda de bilhetes na linha ferroviária.

Chamando atenção do público, a ideia que apenas demonstrava o interesse em tornar mais popular e alavancar as vendas de bilhetes, gradativamente se tornou um sucesso, ao qual culminou na obtenção de um próprio teatro em 1924.

De início, os planos eram outros, Kobayashi tinha em mente criar um resort de águas termais, até então chamado de Takarazuka Shin-onsen, e posteriormente abriu o Paradise. Devido a alguns problemas estruturais e de funcionamento teve que fechar seu estabelecimento. Mas não foi suficiente para que ele não inovasse e assim surgisse a brilhante ideia de criar um ambiente cultural que levasse entretenimento e, simultaneamente, ajudasse nas vendas no ambiente ferroviário e assim nasce o Takarazuka Revue.

O espetáculo tem a diferenciação no que diz respeito aos papéis. As mulheres podem atuar como personagens masculinos (otoko yaku) e femininos (musume yaku). Além disso, é importante ressaltar que os membros da companhia se dividem em grupos responsáveis por cada apresentação, estes são o trupe da Lua, Neve, Flor, Estrela, Cosmos e Senka.

Apresentação do espetáculo “NEVER SAY GOODBYE -The Footsteps of Lovers.”
Fonte: Takarazuka Revue

As apresentações da companhia ganham vida a partir de suas próprias peças, além de utilizar obras, musicais e peças nacionais e estrangeiras. O resultado é um espetáculo maravilhoso, cheio de energia e vibração, com dança e música, sem deixar de fora os figurinos que são extremamente luxuosos.