Vila Embratel e suas imensuráveis riquezas.

As riquezas culturais que subsistem em nossas periferias, atrás de uma cortina de preconceitos.

O bairro Vila Embratel é localizado na região do Itaqui-Bacanga, no sudoeste da Ilha de São Luís, distante 6 km do centro da capital.
Originalmente ocupado por populações desabastecidas de políticas públicas que residiam no Sá Viana.
Apesar de ter uma cortina de preconceitos envoltos de sua história, e a mídia contribuir em grande parte para a construção desses estereótipos vinculando esse bairro sempre ao crime e violência, há muitas manifestações culturais e artísticas que representam o perfil das pessoas que residem lá. Pessoas que que com muita resistência, foram a cada abaixo-assinado reivindicando seus direitos.

São exemplos de grupos culturais e artísticos a Batalha da Vila Embratel , que através das rimas reforçam a luta que travamos em nosso cotidiano. O grupo Fogueira viva que há muito tempo animam nosso São João, o projeto social Cores da Vila que deixam nossas ruas e casas mais vivas e alegres e Grupo de capoeira Jeje Nago.

Não poderíamos deixar de citar entidades como a Pastoral do Menor, que faz um trabalho excelente com jovens e crianças da comunidade. Falar da Pastoral do Menor da área Itaqui-Bacanga, é também falar da saudosa Elisângela Cardoso referência na luta pelos direitos de crianças e adolescentes em todo Maranhão.

Há ainda inúmeros projetos sociais que muitas páginas seriam insuficientes para descrever o empenho e o resultado que muitas mãos conseguem alcançar na comunidade. Sabemos que há ainda muita carência e criminalização, no entanto isso nem de perto resume o enorme potencial da comunidade, muito pelo contrário, é preciso enxergar para além de tantos estereótipos e hierarquias construídos socialmente e conseguiremos encontrar a enorme riqueza que existe em nossas periferias.

Fonte: Imirante

2 comentários

1. Essa bairro é lindo, muitas histórias de lutas, de dor alegria, trabalho, pessoas de bem moram por aqui. Nasci e creci aqui. Morei no japao korea do sul, mas neu coração sempre aqui estava. Minha mãe irmãos família sorte aqui. Amo esse lugar queria fazer algo ora mudar a realidade desses joven,mas n é simples. ASS: LUIS CARLOS (LILICO MARANHAO ) EX ATLETA PROFISSIONAL DE FUTEBOL.