Biblioteca de Nalanda

A Índia é um país de muitos contrastes; a nação se destaca ao unir tradições seculares e modernidade. Enquanto o segundo país mais populoso do mundo e o sétimo maior em território, também está como o primeiro país mais leitor do mundo, de acordo com a pesquisa do Market Research World, chegando a dedicar 10 horas e 42 minutos semanais para leitura. O país está nessa posição desde 2005.

Tal ânsia por leitura faz esta autora se recordar da monumental Nalanda (“aquele que dá conhecimento”), considerada a universidade mais antiga do mundo. Construída no século 5º d. C, em Bihar – capital da Índia Oriental; o local chegou a ocupar mais de 14 hectares, com 10 mil estudantes e 2 mil professores. Três grandes bibliotecas dividiam espaço com os grandes jardins decorados com vegetações raras. As chamadas Ratnasagra, Ratnasagara e Ratnodadhi, que juntas guardavam mais de 9 milhões de volumes de livros, também estão na lista das maiores bibliotecas da história.

Infelizmente, em 1193, a Universidade de Nalanda foi sitiada pelo exército turco, liderado por Bakhtiar Khiji. Pelo seu rico acervo, muitos estudiosos associam a destruição da universidade como o marco essencial que causou o súbito desaparecimento do conhecimento antigo indiano no campo da matemática, filosofia e muitos outros. De volta para 1235, Chag Lotaswa encontrou os destroços da maior universidade da antiguidade. Apesar das diversas escavações feitas no local, grande parte de Nalanda continua desconhecida. Todos os artefatos e raros manuscritos encontrados nas ruínas, porém, estão disponíveis para visitação no Museu Arqueológico Nalanda, aberto de segunda à quintas, das 10 horas até às 17.

Foto: Vu2sga, CC BY-SA 3.0

 

Fontes:

https://bvl.org.br/quais-sao-os-paises-mais-leitores-do-mundo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nalanda

http://www.yogabrasil.org/turismo-na-india/115-nalanda

TOP 10 | Dez bibliotecas mais importantes da antiguidade

 

 

Jujuba
Últimos posts por Jujuba (exibir todos)
Jujuba
Jujuba
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *