Biblioteconomia Social: Projeto Biblioteca na Penitenciária

Em 2016 algumas alunas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia, transformaram o estagio obrigatório em uma ação social, e assim elas criaram a Biblioteca da Penitenciaria Estadual de Porto Velho, Rondônia. O projeto nasceu pela iniciativa da Diretora Administrativa da Penitenciária (Cristiane Garcia), que também era acadêmica de Biblioteconomia, ela tinha o sonho de apresentar a biblioteca para a comunidade carceraria para assim dar um novo olhar as detentas, e faze-las perceber que existia outra vida fora do crime. Por ser em uma instituição prisional, ela enfrentou varias dificuldades para poder implantar seu projeto, uma delas foi o fato de ninguém querer que detentas estudem pois as pessoas acreditam que a pessoa que cometeu um crime não tem valor e por isso não precisa de atenção, mas isso não tirou a vontade de Cristiane de levar informação e talvez uma possibilidade de vida para quem precisa.

Hoje o projeto funciona a todo vapor, e a aceitação entre as detentas foi enorme, só nos primeiros meses foram mais de 100 livros lidos, e a cada livro lido as detentas tem a oportunidade de escrever uma resenha critica por mês, e se a resenha atender todos os critérios de avaliação e for aprovada a pena delas diminui 4 dias por cada resenha aprovada, a ideia foi tão boa que despertou em algumas detentas o desejo de conhecer a Biblioteconomia, inclusive uma dessas detentas foi aprovada e já esta no quinto período do curso. Existe a ideia de estender esse projeto para outras penitenciárias, mas ainda esta em fase de planejamento.

Termino esse post com uma frase da Cristiane Garcia, que mostra que os livros fazem sim diferença e que eles são capazes de mudar a vida das pessoas.

“Não posso fazer este curso e não mudar nada ao meu redor”

A matéria completa encontra-se no link: https://biblioteconomiasocial.blogspot.com.br/2017/02/alunas-de-biblioteconomia-implantam.html

Thamyres