Disseminação da informação ou apenas lixo virtual, eis a questão!

No ápice da era digital, as mídias atuais produzem um número incalculável de conteúdos diariamente, que são reproduzidos e compartilhados instantaneamente. Porém, quando essas mídias começam a convergir entre si e os usuários, quando estes usuários possuem uma grande rede de amigos e conhecidos, já parou pra pensar no que acontece com esses conteúdos?

Essa convergência de ideias dos chamados “amigos em comum” tem gerado uma grande quantidade de lixo informacional, as pessoas estão construindo verdadeiros lixões nas redes e poluindo o ambiente virtual.

Já notou que toda vez que se compartilha um conteúdo num grupo de whatsapp, ou em qualquer outra rede social, dependendo da quantidade de contatos que se tenha, essa informação vai ser multiplicada pelo número de pessoas contidas naquelas redes, ou pela grande maioria. E quando o conteúdo é apenas para entretenimento, sem nada que agregue valor informacional, ou no caso de e-mails, aquela enorme quantidade de spam distribuída diariamente comprometendo o desempenho dos sistemas e redes informacionais. Consegue imaginar a quantidade de lixo que é depositado no ambiente virtual?

Esse tipo de lixo não tem prazo de validade, as informações que hoje circulam dependem apenas do local que a armazena para continuar existindo. Se os smartphones quebram, as informações contidas nele se perdem, se queima o computador, o tablete etc., toda informação armazenada fica perdida, correto? Não exatamente. O que foi registrado, provavelmente em algum momento foi compartilhado, espontaneamente ou sem que se tenha notado, como acontece quando se sincroniza os smartphones ou notebooks com diversas outras contas e softwares. E sempre haverá um local onde estas informações estarão armazenadas. Pode-se dizer que daqui uns anos quando uma nova tecnologia sobrepuser esta era de redes sociais, o que hoje é compartilhado, será tratado como um achado “arqueológico” para as próximas gerações.

Então, você já parou pra pensar no que quer deixar registrado para seus netos, bisnetos e demais sucessores desta era tecnológica?  Você tem se preocupado em apenas distribuir conteúdo pelo mundo virtual, ou também seleciona o tipo de informação que quer disseminar?

Pense nisso. E contribua para a preservação do ambiente (virtual).

Djane da Silva
Djane da Silva
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *