Curso de Extensão: “Educação, violência de gênero e empoderamento das mulheres”.

O Curso de Extensão, intitulado “Educação, violência de gênero e empoderamento das mulheres” é aberto aos diversos públicos, podendo se inscrever mulheres e homens interessados em desenvolver estudos e pesquisas que visem promover ações e políticas de igualdade de gênero.

Foi realizado pelo Departamento de Biblioteconomia em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas, Mulher, Cidadania e Relações de Gênero– NIEPEM, do Grupo de e Extensão sobre Relações de Gênero, Étnico-raciais, Geracional, Mulheres e Feminismos-GERAMUS e do Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero e Sexualidade-NEGESF– UEMA.

O curso teve início com sua primeira turma esse ano, no dia 24 de julho de 2017, as aulas foram ministradas no turno matutino no Centro de Ciências Sociais – CCSO e contou com aulas teóricas por meio de leituras dirigidas, e práticas por meio de seminários, divididas nas 100h de carga horária para que as alunas pudessem repassar o conhecimento aprendido para a sociedade, visando assim a multiplicação da informação e do conhecimento que é um dos objetivos do curso.

Sendo assim vale ressaltar a importância dessas discussões na sociedade e na universidade, uma vez que se faz necessário problematizar sobre educação de gênero, a violência e o empoderamento das mulheres, visando a construção de uma sociedade igualitária e a construção de um pensamento na universidade para o fortalecimento da identidade da mulher enquanto sujeito social e político, para assim contribuir para a descontrução de relações de gênero e poder tão marcantes em nossa sociedade, assim  como aponta Mary Ferreira coordenadora do curso.

E pensando também que essa desconstrução também afeta a visão sobre as profissões ditas como “femininas”, no nosso caso a Biblioteconomia, o que ocorre é que a maioria dos alunos não se interessa por esse assunto, e  não conseguem relacionar que a desvalorização social da profissão tem haver com o fato de ser de predominância feminina assim como afirma Mary Ferreira, socióloga e bibliotecária, sendo   uma das principais pesquisadoras sobre essa temática na Biblioteconomia, sendo assim é de extrema relevância que como alunos de Biblioteconomia, estejamos por dentro dessas discussões para uma reflexão na forma de repensar o papel feminino na sociedade, por meio de cursos como este podemos  revisar o papel do profissional da informação enquanto sujeito da sociedade.

Professoras envolvidas: Drª. Maria Mary Ferreira (Coordenadora), Drª. Marly de Jesus Sá Dias, Drª Silvane Magali Vale Nascimento, Drª Lourdes Maria Leitão Nunes Rocha,  Drª. Sirlene Pinheiro da Silva, Drª. Neuzely de Maria Almeida Pinto, Drª Silse Teixeira de Freitas Lemos e atriz Dayana Roberta Silva Gomes.

Palestrantes convidadas: Assistente Social Silvia Cristina Costa Leite, Defensora Pública Lindesvania, Assistente Social Silvia Cristina Leite, Deputada Valeria Macedo e Jornalista Ivana Braga.

Mais informações no site do curso: https://niepemufma.wixsite.com/niepem

Erika Jordana

Um comentário