12 vezes em que as bibliotecas apareceram nos cinemas

1 – Harry Potter

Ela é um espaço importante em todos os livros e filmes da série Harry Potter. É na Biblioteca de Hogwarts que Harry, Rony e Hermione passam muitas horas (ou páginas), durante os anos que estudam na Escola de Magia e Bruxaria. E outros alunos também passam frequentemente por lá.

2 – A Bela e a Fera

O filme A Bela e a Fera foi lançado em 1991. De lá para cá, a animação da Disney já encantou crianças (e adultos) de várias partes do mundo. No filme, a biblioteca do castelo de Fera se torna o lugar favorito de Bela.

3 – Guerra nas Estrelas

Os Arquivos Jedi aparecem no filme Guerra nas Estrelas – Episódio II: O Ataque dos Clones. Lá está acumulado todo o conhecimento do Universo.

4 – Fortaleza da Solidão – Super Homem

Uma biblioteca que oferece conteúdo para ninguém menos que o Superman. É a Fortaleza da Solidão, uma espécie de quartel-general do herói. Nos filmes, o lugar fica em algum canto do ártico. Lá fica guardado todo o conhecimento de Krypton, o planeta original do Clark Kent.

5 – O Nome da Rosa

Tanto o livro O Nome da Rosa, do consagrado escritor Umberto Eco, quando o filme, lançado anos depois, são clássicos. E a biblioteca de livros apócrifos, que fica na abadia medieval que serve de cenário para a trama, é importantíssima para ambos. Vale dizer que O Nome da Rosa narra as investigações de uma série de mortes misteriosas que aconteceram no local.

6 – Um Sonho de Liberdade

O filme Um Sonho de Liberdade, de 1994, já foi apontado em algumas pesquisas como a obra mais injustiçada da história do Oscar. O filme conta a história de um homem que passa quase duas décadas preso, acusado de matar a esposa e o amante dela. A biblioteca da prisão é importante na trama.

7 – A Múmia

No filme A Múmia, de 1999, Evelyn é uma bibliotecária atrapalhada quando conhece o explorador Rick O’Connel. Juntos, eles descobrem antigos segredos egípcios e até mesmo ressuscitam múmias (que deveriam ficar mortas para sempre).

8 – O Clube dos Cinco

O Clube dos Cinco” – Uma biblioteca é o cenário em que acontece praticamente toda a história deste clássico juvenil dos anos 1980. Curiosamente, os personagens passam muito mais tempo conversando do que lendo.

9 – Indiana Jones

Indiana Jones e a Última Cruzada” – “O X marca o local.” A biblioteca de Alexandria, uma das mais importantes da história da humanidade, é um dos pontos por onde passam Indiana Jones (Harrison Ford) e seu pai (Sean Connery) na busca pelo Santo Graal.

10 – Amor Além da Vida

Amor Além da Vida – É um filme de 1998, um romance dirigido por Vincent Ward com roteiro baseado em livro de Richard Matheson. Chris Nielsen, Annie e seus filhos consideram-se uma família feliz. Mas de forma inesperada os filhos morrem num acidente e Annie, em especial, fica muito abalada com o acontecimento. Quatro anos depois, eles retomam as suas vidas, mas de novo a família é abalada pela morte de Chris num acidente e a sua alma vai para o Paraíso. Chegando lá começa a ter várias surpresas agradáveis, infelizmente depois de alguma alegria, ele fica a saber que a sua mulher Annie, desesperada pelo seu sofrimento, tinha cometido suicídio, e por isso os seu familiares não poderiam nunca mais se encontrar. Chris vai então, em busca dela em uma jornada espiritual baseada na descrita por Dante Alighieri em sua obra mais famosa A Divina Comédia , mesmo a saber que ela não o reconhecerá. Mas como ele sempre dizia a todos da família “nunca desista” chegou a hora de pôr em prática, desta forma tendo o filme um final surpreendente.

11 – The Pagemaster: O Mestre da Fantasia

The Pagemaster: O Mestre da Fantasia, Macaulay Culkin vive um garotinho tímido e solitário que, ao se esconder em uma biblioteca durante um temporal, viaja por um mundo de fantasia inspirado em clássicos da literatura, através das páginas do livro Pagemaster.

12 – O dia depois de amanhã

Em “O dia depois de amanhã”, de 2004, a Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo. Na cena da biblioteca congelada um dos sobreviventes está queimando livros para aquecer o local, mas é impedido de queimar um desses livro. Um exemplar da Bíblia de Gutenberg quase é destruído. Esta cena é citada no livro Vade-mécum de Tipografia ressaltando a importância desse livro.

Wendell Morais
Últimos posts por Wendell Morais (exibir todos)
Wendell Morais

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão, possui curso profissionalizante de Assistente Administrativo pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

1. Boa noite Wendell

Sei que não é o objetivo da sua postagem, mas já busquei em todo lugar e não encontrei.

Trata-se de um filme que assisti, onde a personagem trabalhava em uma residência e ao acessar uma biblioteca acabou por encontrar livros que eram as histórias da vida de pessoas que ela conhecia e da sua própria vida. Ambiciosa, buscou alterar sua vida, mas acabou se prejudicando. Gostaria de saber o nome deste filme. Será que vc já se separou com ele? Se for possível, aguardo retorno.