A Extensão Universitária e seu Reflexo na Representação Social do Profissional Bibliotecário.

A Extensão Universitária, tem a finalidade de promover uma ligação entre a universidade e a comunidade, com o intuito de promover o desenvolvimento do bem-estar físico e social. Dessa forma, a Extensão Universitária é vista como um instrumento de inserção social, e uma das principais funções sociais da Universidade, realizando por meio de um conjunto de ações dirigidas à sociedade, pesquisas que devem indissociavelmente ser vinculadas ao ensino e a pesquisa. Assim, temos o indissociável papel da Universidade que deve se ancorar no tripé do ensino, pesquisa e extensão, Oliveira, Paschoalino e Rocha (2011, p. 86) discutem a importância das universidades restaurarem sua função social, ao (…) estabelecer uma interlocução efetiva com a escola pública; melhorar as condições de acesso e permanência dos alunos; valorizar a extensão; incentivar a prática constante da pesquisa. Portanto, pode-se concluir que a extensão universitária exerce papel de suma importância na forma de despoluir a profissão da mácula desvalorização e e que o bibliotecário deve apropriar-se dessa necessidade que a própria instituição possui, para fazer-se um agente de mudanças no que tange ao ambiente que os rodeia e a representação social de suas práticas posta em evidencias para a população. Existem livros na área que dão todo um suporte para um aprofundamento sobre a temática, dessa forma, aos interessados o livro: Extensão Universitária: um canal de mão dupla é um excelente norteador, podendo ser encontrado para consultas na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como mostra a imagem.

sem-titulo

Emanuela Dblanche Botelho