A importância da leitura para as crianças

Com o crescente avanço da tecnologia presente em nossa sociedade é possível perceber que as crianças também estão acompanhando esse desenvolvimento pois , segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil em 2021, 78% dos usuários da Internet tinham a idade de 9 a 17 anos. O problema presente é que apesar da internet ser uma aliada nos estudos das crianças ela pode trazer grandes malefícios. Segundo a professora e psicóloga do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Caxangá, Larissa Oliveira esses malefícios seriam a dificuldade de sono, a falta de sociabilidade e agressividade, a exposição a conteúdos que as crianças não têm maturidade emocional para lidar ,além disso, o uso desses aparelhos pode acarretar transtornos psicológicos como os de ansiedade, bulimia, anorexia e depressão.

Em contrapartida a esses malefícios que podem afetar as crianças pelo uso excessivo do celular e principalmente das redes sociais, a leitura vem cheias de benefícios para as crianças tais como desenvolvimento da concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulação da linguagem oral e ampliação da capacidade criativa. É de extrema importância que os pais tenham uma participação significativa ao incentivar as crianças desde novas a terem o contato com os livros, e posteriormente a escola também deve ter sua participação através da biblioteca, seja em contação de histórias, mediações de leituras , clube do livro para crianças mais velhas, eventos de incentivo a leitura, entre outros.

Portanto , a leitura é importante para o desenvolvimento da criança , trazendo benéficos consideráveis, e a tecnologia pode ser uma aliada através do Kindle https://www.aquario.pt/pt/articles/kindle-o-que-e-quais-as-suas-vantagens#:~:text=O%20Kindle%2C%20que%20foi%20criado,um%20leitor%20de%20livros%20digitais. pois, através dele as crianças podem ter acesso a vários livros correspondentes as faixas etárias escolhidas e aproveitar as histórias, sem se distrair com as redes sociais nesse aparelho, ressalta-se também a importância dos bibliotecários em sua missão no ambiente escolar e dos pais do ambiente familiar para assim inserir as crianças na busca pelo hábito da leitura diária.

O que uma criança aprende lendo jamais poderá ser tirado de sua bagagem de conhecimentos.

MarIanna Moreno
Debora Monteiro
Últimos posts por Debora Monteiro (exibir todos)
Debora Monteiro

Estudante de Biblioteconomia e apaixonada por livros.