Das prateleiras aos softwares/aplicativos

Fonte: Arquivo pessoal

Você já se deparou com sua prateleira de livros, revistas, Hqs, Cds e outras fontes de conhecimento e se perguntou como armazenar todas essas informações e ter o controle sobre elas?

Como estudante de Biblioteconomia, percebemos que já nasce conosco um desejo de catalogá-los e se possível classificá-los conforme a CDD ou a CDU, para isso existem vários softwares responsáveis por realizar esta função. Alguns softwares livres outros pagos, variando conforme nossa necessidade, ou das respectivas bibliotecas a qual atuaremos, que tem como objetivo gerenciar, como o controle de entrada, saída, reserva dos materiais, emissão de relatórios, inventários, controle de usuários, cadastros de materiais, sejam eles: livros, cds, monografias, periódicos executando conforme exigir as necessidades da biblioteca em que estivermos inseridos.

Biblioteca pessoal

Mas, e quando possuímos uma biblioteca pessoal, quais meios utilizar para o controle de livros e afins? Mas, qual a finalidade de obter aplicativos que armazenam os livros que são só de uso pessoal?

Existem alguns aplicativos responsáveis por catalogar os livros e afins pessoais, sejam eles livros, revistas, Hqs, cds. O legítimo intuito de obter um aplicativo é o fato de gerenciar e controlar quantos e quais materiais possuímos em nosso acervo pessoal, e dependendo do aplicativo escolhido, pode ser executados algumas atividades como: empréstimos, para quem e quando foi feito, (no caso de você ter emprestado para alguma pessoa e ter esquecido) devolução, quais livros você está lendo, ou quais já leu e também tem a função de classificá-lo, colocando algumas anotações a respeito das impressões obtidas do livro.

É incrível o fato de ter-mos tudo isso em nossas mãos, seja fisicamente ou no digital. As ferramentas nos auxiliam a bem administrar os conteúdos, gerenciando as informações e conhecimentos.

Aplicativos de gerenciamento para acervo pessoal

Há vários aplicativos na playStore que executam o gerenciamento de um acervo pessoal conforme for sua necessidade. Logo abaixo tem alguns aplicativos, as quais utilizo para o controle de meu acervo:

Library Thing

Library Thing: responsável por catalogar, compartilhar livros e metadados de livros. O cadastro totalmente gratuito podendo usufruir de todas suas funções. Há também uma versão para celular, é necessário apenas logar e todos dados estarão no App.

Fonte: Arquivo pessoal, Print da tela.

Minha Biblioteca

Minha Biblioteca, aplicativo encontrado na PlayStore, não há versão para Desktop. Executa funções como:

• Cadastro de livro por leitura do ISBN automático ou manual
  • Lista de desejos futuros
  • Importação e exportação da biblioteca

Minha estante

Minha estante também pode ser encontrado na PlayStore, é um aplicativo que permite catalogar e organizar um acervo pessoal. Algumas funções do aplicativo:

• Controla os livros lidos, os não lidos, os que estar lendo e os abandonados
  • Relatório de livros físicos e E-books, e quais foram lidos
  • Controle de empréstimo (contento informações de quem solicitou o empréstimo e a data)
  • Função: Metas ( livros que estão na lista de leituras futuras)
Fonte: Arquivo pessoal, print da tela