Difusão e Visibilidade de Obras Maranhenses

A necessidade de dar espaço para obras estaduais para o fortalecimento da cultura maranhense.

Para começarmos a falar sobre a necessidade da visibilidade literária maranhense (não apenas dentro das escolas mas no cotidiano), devemos lembrar que o foco em conhecimento sobre história do Maranhão em geral em específico nas escolas é de certa forma superficial uma vez que não permite visualizarmos completamente a riqueza cultural, histórica e literária que o estado possui. Quem não se lembra de estudar história do Maranhão por alguns anos mas depois viu a disciplina ou o assunto ir sumindo aos poucos.

Livro Úrsula da escritora Maria Firmina dos Reis publicado pela editora Principis.

Quando passamos para o setor da literatura em si, percebemos o quanto não sabemos sobre as obras literárias do nosso próprio estado sendo assim, de certa forma estamos deixando de lado uma parte da literatura nacional. Devemos incentivar a leitura de escritores maranhenses para mostrar toda a diversidade e profundidade cultural do nosso estado, buscar entendermos o título “Atenas Brasileira” e demonstrar para futuros leitores e escritores as possibilidades de conhecerem diversos autores.

Ao possibilitarmos uma maior amplitude de visibilidade para essas obras podemos abrir muitas outras oportunidades de desenvolvimento social e turismo, partindo da ideia de que ao tomar conhecimento de lugares que inspiraram alguma cenas ou localização, é possível estabelecer pontos turísticos, exemplificar por meio das obras o cotidiano das localidades na época em que se passa a história do livro, e o mais importante dar espaço para essas obras em nosso cotidiano através da curiosidade de conhecer mais sobre a cultura do nosso estado.

Para finalizar, deixo ao final do post uma lista de autores maranhenses que merecem mais reconhecimento do público, a lista é de uma das publicações do site do jornal O Estado.

jp.amorim

Um comentário

1. Realmente João, temos obras maravilhosas que precisam de maior visibilidade. Parabéns pelo texto.👏👏👏👏