Exposição Zimar – um olhar curioso ao Cazumbá

Fonte: De autoria própria.

Cazumbá é uma figura folclórica do Bumba-meu-boi do nosso estado do Maranhão, onde muitos os retratam como sendo horripilantes e até mesmo figuras animalescas, trazem encanto e algumas vezes espantos para com o seu público, mas sem deixar o seu lado brincalhão e atrapalhado de fora e ao contrário do que muitos pensam, até as crianças têm apreciação e divertimento pelo Cazumbá.

Tem como característica de identidade a sua túnica/bata estampada com bordados e tem um cofo por baixo da mesma para dar o seu gingado, o seu chocalho, conhecido pelos brincantes como boneca junto de sua baqueta e sem falar é claro, seu destaque principal que é a máscara, característica única essa que chamam de caretas, algumas delas vem até com uma torre sobre elas.

Fonte: De autoria própria.

O Cazumbá é o responsável por abrir as apresentações das brincadeiras do Bumba-meu-boi, tem interação direta com o público. Algumas versões da história folclórica do Bumba-meu-boi contam que é o personagem responsável por ter assustado o Pai Francisco antes dele cortar a tão famosa língua do boi a pedido de sua mulher Catirina que estava grávida e sentia desejo de comer a língua do boi.

No nosso estado, a Baixada Maranhense é o centro de expressão e criação do Cazumbá e de suas caretas, muitos artesãos se dedicam em expressar sua arte e cultura brincante folclórica para o presente e o futuro, entre eles nós podemos ter o privilégio de poder contemplar em exposição o trabalho do brincante, artesão e artista, que é natural de Matinha, Eusimar Meireles Gomes, mais conhecido como Zimar.

Fonte: De autoria própria.

A Exposição conta com 65 caretas de Cazumbá, o artesão Zimar faz a utilização de materiais diversos para as suas confecções. Podemos ver que os materiais para as suas criações envolvem capacetes, panela de alumínio, peças de pneus, canos de PVC, garrafas de plástico, escovas de dentes, casca de coco e muitos outros.

Na exposição nós podemos assistir um documentário em forma de curta-metragem exclusivo para a exposição. Neste documentário Zimar conta sobre a sua inspiração de criação, sobre a sua vida pessoal e a sua relação com a morte, contando-nos que a morte muitas vezes já lhe foi buscar, mas que ela vai embora assim que avista as caretas de Cazumbá, nos mostrando assim, que parte da criação das caretas é porque elas são os seus amuletos para afastar a morte.

Uma curiosidade que muitos tem interesse em saber é quem é o Cazumbá. Um homem ou uma mulher, pode ser até mesmo um animal, quem é esta figura emblemática? Mas o Cazumbá pode ser tudo isso e muito mais, muitos até acreditam que o Cazumbá pode ser um espírito. Nada está definido, mas a certeza que temos é que a sua identidade ainda vai se seguir sendo um grande mistério com prazerosas especulações.

Com a exposição nós reconhecemos que a nossa cultura Maranhense ainda está presente entre nós por meio de artesãos como o Zimar. O homenageado Zimar nos mostra que a criação das caretas de Cazumbá advém do fogo da imaginação e criatividade do seu criador, cada uma com a sua presença e característica única. A nossa cultura está viva e gritando por nós.

A Exposição Zimar está situada no térreo do CCVM – Centro Cultural Vale Maranhão, está aberta ao público com visitação gratuita de terça à sábado das 10:00 às 19:00. E está com data prevista de encerramento para o ano de 2023, depois deste encerramento as caretas de Cazumbá serão doadas para instituições culturais. Visite e se encante com o esplendor da cultura Maranhense.

Carlos Eduardo
Últimos posts por Carlos Eduardo (exibir todos)
Carlos Eduardo

Graduando em Bibliotecomomia pela Universidade Federal do Maranhção (UFMA). Bolsista do grupo de pesquisa Prata da Casa da UFMA.

2 comentários

1. Excelente trabalho! Uma linda amostra de interpretação acerca da arte que constrói a história cultural do nosso povo!