Projeto Ocupa Stop Motion: fomenta as produções em stop motion em São Luís-MA

Fonte: Autoral

Ao ser integrado a programação do Ocupa CCVM Audiovisual, oferecida pelo Centro Cultural da Vale Maranhão, o projeto Ocupa Stop Motion realizou uma mostra de finalidade competitiva que contemplava 18 produções, tanto locais quanto de outros estados do Brasil que concorriam as categorias do júri técnico e do júri popular. O projeto  foi elaborado pelo cineasta Jerry Quadros com o objetivo de incentivar os criadores e apreciadores maranhenses da técnica do stop motion, além de proporcionar a divulgação e acesso ao trabalho de produtores de diferentes regiões.

A programação do evento ocorreu entre os dias 26 a 28 de outubro, tendo em vista que nos dias 26 e 27 foram exibidos os curtas-metragens selecionados para competição e ao fim do último dia (28) houve a premiação e exibição dos filmes produzidos pela Oficina Bora Fazer Stop Motion junto aos curtas ganhadores pelo júri técnico e júri popular. Sendo eles:

Júri técnico: Eu Nunca Contei a Ninguém – Gabriela Gomes de Melo – Recife (PE).

Júri popular: 2021 Intimidades – Lady Maria da Conceição Ferreira – São Luís (MA).

A oficina Bora Fazer Stop Motion foi realizada paralelo ao projeto Ocupa Stop Motion, também teve iniciativa do cineasta Jarry Quadros e a fotógrafa Ellen Veloso que ministraram a oficina e orientaram os participantes. Ao longo dos três dias (26 a 28 de outubro) de projeto tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo da animação, especialmente, a técnica de Stop Motion, o termo pode ser traduzido como “movimento parado” e consiste na técnica que permite capturar imagens de objetos estáticos e reproduzi-las em sequência a fim de realizar o “movimento” responsável por animar e dar vida aos objetos e/ou personagens.

Essa técnica ao decorrer da história foi muito utilizada enquanto recurso de ilusão de óptica, como pode ser observado no filme de George Mélies Viagem à Lua (1902) ou para fazer efeitos especiais visto no clássico King Kong (1933). Atualmente, podemos contemplar a evolução e a beleza das animações que fizeram uso de tal recurso em suas produções, como O Estranho Mundo de Jack (1993), A Noiva Cadáver (2005), Coraline e o Mundo Secreto (2009) e Minhocas (2013), sendo o primeiro filme stop motion realizado no Brasil.

Também foram desenvolvidas atividades que possibilitaram os participantes da oficina produzir curtas-metragens em stop motion para serem exibidos no encerramento do projeto, a partir desde a criação da história e um enredo para nosso filme, o roteiro, os personagens, as cenas e planos que serão feitos, além da elaboração dos materiais e cenários que serviram de background para o filme. Depois, enfim partir para a produção efetiva do curta, com as direções de câmera, iluminação, áudio, sonoplastia, animação e por fim a edição responsável por reunir todos esses elementos, a fim de obter um produto cinematográfico que conte a história e passe uma mensagem.

O curta “O Casarão” produzido durante a oficina, surge com a intenção de ter uma história que retratasse o patrimônio cultural da nossa amada São Luís, logo pensamos nos casarões presentes no Centro Histórico e como seria interessante desenvolver o tema acerca da conservação desse famoso patrimônio. Para isso, a história se passa por meio do diálogo entre um Avô que é artesão pintor de azulejos e amante da beleza dos casarões e sua Neta, uma jovem esperta e curiosa, onde a mesma fica intrigada em saber o que se passa quando ver um casarão sendo destruído e com este acontecimento, ela recorre ao seu avô para obter alguma explicação. Em resposta seu avô lhe conta sobre a importância histórica dos casarões.

Para a realização dessa linda e sensível produção contamos com a equipe de produção composta por: Alessa Soares, Carlos Santos, Cassia Martins, Giovanna Piovacari, Lady Marconfer, Laryssa Cerveira, Lucia Reis, Robson Silva, Marco Martins. Orientados pela: Ellen Veloso.

laryssa.cerveira

Um comentário