Giselle – Ballet de repertório

Fonte: https://www.theguardian.com/stage/2018/jan/28/giselle-review-royal-ballet-marianela-nunez
Marianela Núñez as Giselle. Photograph: Tristram Kenton/The Observer

Consagrado como um dos mais importantes balés de repertório, Giselle é fruto da fase romântica do ballet, e considerado por muitos como o mais renomado ballet desse período, tornando-se também reconhecido por sua profunda complexidade de execução, alcançou grande sucesso e chegou a ser designado como o “Hamlet da dança” pelo autor inglês Cyril Beaumont.

Esta peça, que dispõe de dois atos, foi apresentada pela primeira vez na Ópera de Paris em 1841. Traz consigo as composições de Adolphe Adam e requer grande domínio das técnicas do ballet, junto a notáveis habilidades de interpretação.

Seu primeiro ato nos revela a figura de Giselle como uma aldeã, gentil, bela e inocente que detém grande amor pela dança e verdadeira paixão por Albrecht, um nobre disfarçado de camponês, que após cortejá-la, faz juras e declarações de amor eterno, a prometendo em casamento. Entretanto, para infelicidade de Giselle, seu noivo não mente apenas sobre seu título de nobreza, mas também esconde um compromisso e casamento arranjado com a nobre Bathilda a quem Giselle estima como amiga.

A narrativa, que também aborda a frágil saúde de Giselle, nos mostra sua triste partida ao descobrir por Hilarion, um aldeão que nutre por ela um intenso amor não correspondido, e que a revela a verdadeira identidade, bem como todas as inverdades de seu amado. Giselle não suportando tamanha perturbação, perde a lucidez e morre por um ataque cardíaco na célebre cena conhecida como a “loucura de Giselle” responsável por finalizar o primeiro ato.

O segundo e último ato nos mostra a transformação de Giselle em uma Willi, termo pelo o qual são chamados os espectros, ou fantasmas de mulheres traídas que faleceram antes de se casar, e que durante as noites assombravam as florestas buscando por homens para castigar, fazendo-os dançar até a morte por exaustão.

Ao ser iniciada como Willi, Giselle tem a chance de dançar e, portanto, se vingar de Albrecht, mas ainda apaixonada decide poupar a vida de seu amado protegendo-o até o amanhecer quando as Willis perdem seu poder. Estando desolado por tela perdido, o nobre pôde finalmente reconhecer a dimensão do amor que Giselle nutria, e que foi esta a razão para libertá-lo do perigo e salvar sua vida. Indubitavelmente um amor que transcende a morte.

Em meio a inúmeras e admiráveis interpretações deste ballet, se faz necessário destacar o excelente desempenho de Marianela Núñez, bailarina principal da grandiosa e mundialmente conhecida e respeitada companhia de Balé Real, o The Royal Ballet, onde em sua performance proclama sua grandiosa técnica, transmitindo sentimento, emocionando e se consagrando como grande bailarina e seguramente uma das mais importantes intérpretes do papel. 

annemendes
Últimos posts por annemendes (exibir todos)
annemendes
annemendes
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *