Histórias que nos levam para a Encadernação Artesanal

Conheça como a história do papel me levaram para a confecção da costura de livros e cadernos Artesanais. Sou Dayana Roberta, Mestra em Teatro, doutoranda em Artes Cênicas, Professora de Arte/Teatro, Artivista feminista e Estudante de Biblioteconomia.

Olá, leitor/a de Bibliotecas MA 📚

Você sabia que existe um movimento internacional de Encadernadores/as Artesanais? O movimento desenvolve a produção e invenção de costuras artísticas, envolvendo diferentes profissionais nas áreas de: Biblioteconomia, Cenografia, Artes Visuais, Arquitetos, Escritores/as, entre outros/as interessados/as na costura milenar de papel, feitura de livros tradicionais – lombada fechada, ou os de costura exposta – como é o caso da Copta, uma costura com um trançado entre os fios, quer seja feita com uma agulha ou com agulhas pareadas (costurado ao mesmo tempo).

Na disciplina História do Livro, podemos conhecer o processo antes da escrita – a forma primitiva – cuneiforme, por volta de 3.000 a. C., relembrando assim, em História da Arte o período Paleolítico.

Vale ressaltar que os Egípcios inventaram o papiro. Na disciplina você pode conhecer e aprofundar a leitura, porque cada técnica fez parte de uma invenção, cultura e costumes. Haja vista que nós podemos saber mais sobre os fazedores dessas inovações quer seja a técnica do Papiro, o pergaminho até chegar ao papel artesanal, e depois o industrial, ambos conhecidos por muitas gerações.

Imagem de um cartão postal feito com Papiro

Você sabe quem inventou o papel? Essa invenção é da China 105 anos depois de Cristo (d.C.), pelo oficial do Império Chinês T’sai Luan.

Quer saber como ele fez a mistura? Sugiro a leitura da História do Papel em detalhes, incluindo o aspecto do comércio, domínio de território. O Japão só foi ter acesso ao papel 500 anos depois dele ter sido inventado. Isso só foi possível graças aos monges budistas coreanos que por lá estiveram.

A história do papel é um papo longo, sugiro que você pesquise mais sobre o assunto se bateu curiosidade.

Quando criança queria saber como faziam papéis coloridos. Como era feito um livro?! E sobre produção de livros impressos, cadernos, folhas em diferentes tamanhos, texturas e cores, nós dependemos da plantação de Eucalipto no Brasil, para extração dos troncos, assim vão extrair a celulose. Ver mais https://youtu.be/rFqpki-sScM

O processo artesanal é feito manualmente para reaproveitamento de papel com uma produção caseira.

Vale ressaltar que com o processo industrial o dinheiro passou por um processo de qualidade. Quem é responsável por tal feitura é a Casa da Moeda do Brasil (localizada no Rio de Janeiro (lembrando que desde o período Imperial as moedas eram confeccionadas), confeccionando também as pratinhas e dourados das moedas, do dinheiro e as impressões das células. Por lá, só usam um papel especial e com pouca acidez. A prosa está interessante, e um assunto vai levando ao outro, mas vamos deixar para outra matéria para falarmos desse tema com profundidade, pois é interessante como o papel é transformado em dinheiro. Quer assistir um vídeo super interessante, recomendo este: https://youtu.be/sni7PIpkOd8

Retomando ao nosso assunto sobre Encadernação Artesanal, apresento a experiência em foto do livro com a costura copta pareada feito especialmente para a performance no lançamento da obra de pesquisadores/as maranhenses, organizado pela profa. Dra. Maria Mary Ferreira no Palácio Cristo Rei em 2021.

Não tenho fotos da performance com os Livre Petit (pequenos livros), que utilizei durante a apresentação neste lançamento, ao qual entreguei para o público o petit, pois em um pequeno livro, escrevemos grandes histórias. Ele está na imagem abaixo.

Fonte: Acervo da autora.

Aproveito para compartilhar meu amor pelos papéis, livros e pelo fazimento em cores, texturas, colagens e impressão. Sim, hoje eu sei como é feito o tingimento no papel e posso fazer isto de maneira artesanal para criação de projetos específicos.

Assim, entre a vida de professora, artivista, pesquisadora, feminista, estudante, ainda sou artesã que rima com arteira. Prazer, sou Dayana Roberta, criadora da Subversiva Papier e uma pessoa que ama costurar e bordar no papel. Segue um bordado que finalizei para uma capa das criações subversivas. Escreva sua história com a papier.

Para conhecer mais veja o Instagram: @subversivapapier

Será uma honra conectar sua história. Meu Instagram na Biblioteconomia é @daybiblio e em outras ações @dayanafeminista

dayanaroberta
Últimos posts por dayanaroberta (exibir todos)
dayanaroberta

Professora Mestra em Teatro, doutoranda em Artes Cênicas (UDESC), Artivista e acadêmica de Biblioteconomia (UFMA).

5 comentários

• Parabéns Dayana por mostrar a relação da encadernação com a Bíblio. Vejo a delicadeza e cuidado deste trabalho com o processo de preservação que é um dos pontos centrais da nossa missão de bibliotecários.