Método Sowflake: desafio no processo de escrita original

A Biblioteconomia, de uma perspectiva crítica e humanista, colabora com a cidadania de seus usuários, estimulando a imaginação, a curiosidade e o senso crítico dos mesmos. Quando refletimos sobre o papel do bibliotecário, isso logo nos remete ao tratamento e disseminação correta da informação, contribuindo para uma sociedade leitora e informada. É claro que o papel do bibliotecário não é somente esse. E se instigarmos esses profissionais a sair de sua zona de conforto e escrever uma história original? Não somente textos acadêmicos, mas algo que capture a atenção dos usuários, sobre um tema que goste. Eles estariam inclinados a aceitar o desafio? Sair do papel de crítico e ir para o de “criticado”? E os próprios leitores, aceitariam o desafio de ser escritor?

Caso alguém aceite o desafio, esse post trará algumas dicas de escrita, utilizando um método conhecido como “floco de neve”.

Idealizado pelo escritor americano Randy Ingermanson, o método snowflake se baseia na curva de Koch, uma revolução da geometria.

A curva de Koch, descoberto em 1904 por H. Von Koch, é um fractal construído a partir de um triângulo equilátero aplicando as seguintes regras consecutivamente e de forma infinita.

1-Divide-se cada lado em três segmentos de reta de um mesmo comprimento;

2- Desenha-se um triângulo equilátero, usando como base o segmento do meio;

3- Remove-se o segmento da base do triângulo construído no ponto 2.

Se você não entendeu patavinas, relaxe…não é uma aula de geometria. O “x” da questão para Ingermanson é que ele acreditava que essa era a mesma lógica para escrever, você começa do básico (um simples triângulo) e a partir daí você incorpora mais detalhe na sua história, até obter seu próprio fractal (sua história).

Ficou mais simples, não é? Agora que você já tem uma noção, vamos ao passo a passo do método. Para ficar mais simples, irei utilizar como exemplo o livro “A Rainha Vermelha” de Victoria Aveyard. E lembrem-se, o método precisa se moldar às suas necessidades, não o contrário, não tente fazer tudo perfeito, o objetivo aqui é planejar e ser criativo.

1- Resuma sua ideia em uma frase.

2- Expanda essa frase para um parágrafo, com início meio e fim.

Ex: Uma menina de sangue vermelho, vai trabalhar na corte e descobre que tem poderes como um de sangue prateado. No palácio, ele passará por grandes enrascadas e descobrirá tudo sobre a origem de seus poderes. Se juntará a um grupo de rebeldes e lutará pela conquista da democracia.

3- Crie uma ficha de personagens.

-Nome.

-Uma frase dobre o arco do personagem.

-Sua motivação/ desejo na história.

-O conflito ( o que o impedirá de conseguir o que deseja)

-O que o personagem vai aprender ou mudar durante a história.

-Um parágrafo sobre o arco dele na história.

4- Transforme o parágrafo em vários parágrafos.

Relaxe, não precisa fazer de uma só vez. Transforme esse paragrafo em pelo menos três, inserindo seu personagem, ampliando a frase de início, a do meio e do fim.

5- Aprimore seus personagens.

Escreva um pouco mais sobre o personagem. Use uma página para os personagens principais e meia página para os personagens secundários. Crie um resumo sobre sua personalidade, mas tenha calma, não escreva tanto e com isso, acabe colocando coisas desnecessárias.

6- Transforme esses parágrafos em uma página cada.

Pense nos desdobramentos da história e como cada informação se conectará com a frase principal.

7- Construa uma ficha completa de todos os personagens.

Detalhe mais os personagens, conte o passado, as ambições, justifique suas atitudes na história.

8- Crie uma planilha com as cenas.

Liste todas as cenas, do início ao fim da sua história.

9- Descreva as cenas da lista.

Use como um rascunho, pense em como será os acontecimentos e qual personagem estará protagonizando.

10-Escreva seu livro.

Faça um rascunho, com as conexões entre as cenas e acrescente o que você achar necessário para o enredo fazer sentido.

Agora, uma última dica…Faça amizade com seus personagens, afinal para um amante de livros, os personagens são pessoais reais que ajudam e inspiram sua vida. Com base nessa amizade, pergunte sobre sua vida, seus medos, sua comida predileta, ele tem vontade de viajar? Qual a posição política dele? Quando e onde ele nasceu? Qual objetivo de vida? Tem algum problema de saúde? O que mais detesta em si mesmo? Qual seu maior segredo? É introvertido ou extrovertido? Vai por mim, isso ajudará você a montar a ficha de seu personagem, será melhor para trabalhar e você construirá um relacionamento íntimo com eles. É importante que você se desafie, estabeleça padrões, reserve um tempo para se dedicar somente à ele e sempre se mantenha motivado.

LuhNelle