Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Fonte: O imparcial

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), é inspirado no Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro, e sua inauguração se deu em 28 de Julho de 1973, é um museu público, localizado no Solar Gomes de Souza, um belíssimo prédio histórico da arquitetura maranhense do século XIX, na Rua do Sol.

Embasado na missão de zelar pelo patrimônio cultural maranhense, bem como divulgar e incentivar todos os segmentos da cultura. É constituído por dois pavimentos, um jardim, com bustos de personalidades e outras esculturas, o Teatro Apolônia Pinto, que são realizadas palestras, apresentações teatrais e musicais, dentre outras atividades, é composto também com a Galeria Floriano Teixeira, local que acontece exposições de curta duração.

É reconhecido como a mais importante instituição museológica do Estado, com um acervo erudito de aproximadamente 10.000 peças, dentre elas, móveis de diversas origens, azulejos, porcelanas, coleções de moedas, vidros, cristais, pinturas, esculturas, gravuras, arte sacra católica, coleções de arte e literatura de origem africana da primeira metade do século XIX, incluindo a obra original , “O Mulato” de Aluízio de Azevedo, e um relevante acervo bibliográfico, constituindo um valioso patrimônio cultural.

Fonte: G1 Maranhão

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão também é um excelente local de divulgação cultural, seja em mostras de filmes, de curta duração e culturais. Atualmente é fundamentado com uma programação baseada em atividades sendo considerado com um novo conceito museológico de produção e apropriação humana de produtos culturais. Em sua página no Instagram, dia de sexta-feira, é divulgado um quadro intitulado, Conhecendo o Acervo, ao qual é apresentado as peças que compõem o acervo e suas respectivas informações, contribuindo com a disseminação da informação.
É aberto ao público de terça a sexta, das 14 às 17 hs.
Com visitas guiadas e entrada gratuita.

Kelly Irian