O impacto de Taylor Swift na cultura

É inegável que Taylor Swift tem tido um impacto significativo na cultura ao longo de sua carreira. Estando na indústria musical desde 2006, quando lançou seu álbum de estreia autointitulado, Taylor se tornou uma das artistas mais populares e bem-sucedidas da atualidade com milhões de fãs pelo mundo. Comercialmente, a venda de seus álbuns e ingressos de shows ultrapassam a marca de bilhões de dólares. O impacto cultural de Taylor se evidencia também pelo fato de que ela ganhou diversos prêmios musicais, e já foi incluída na lista da revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo inúmeras vezes. Recentemente ela foi homenageada com um banco e um salgueiro no Centennial Park de Nashville, nos Estados Unidos, em que o primeiro item foi colocado em virtude da sua música intitulada “Invisible String” do álbum “Folklore”, no qual este parque é citado, e o último item foi plantado em reverência a música “Willow”, do álbum “Evermore”.

Além disso, sua música e imagem foram objeto de análise e crítica por acadêmicos e especialistas em cultura pop. Taylor Swift recebeu o título honorário de Doutora em Belas Artes pela Universidade de Nova York. O título foi concedido em reconhecimento ao seu trabalho como cantora, compositora e artista de gravação, bem como sua influência na cultura popular. A universidade destacou a habilidade única de Taylor Swift em contar histórias através de suas músicas, bem como sua capacidade de conectar-se com uma audiência global e de inspirar fãs em todo o mundo. A universidade também reconheceu o compromisso de Taylor Swift com a educação, especialmente em relação à alfabetização e à educação musical. Os títulos honorários são concedidos pelas universidades a indivíduos que fizeram contribuições significativas em suas áreas de atuação, mas não necessariamente cumpriram todos os requisitos acadêmicos tradicionais para receber um diploma. No caso de Taylor Swift, sua influência no mundo da música e sua dedicação em ajudar a promover a educação e a alfabetização foram considerados merecedores do título honorário.

A cantora se destacou como defensora dos direitos dos artistas, especialmente quando se trata da propriedade dos direitos autorias de suas músicas. Em 2019, ela entrou e ganhou a causa em uma disputa com sua antiga gravadora, a Big Machine Records, sobre a propriedade dos direitos autorais de seus primeiros seis álbuns. E a partir disso, em 2021, Taylor começou o processo de regravar seus álbuns com o selo (Taylor’s Version) como forma de retomar o controle de seu próprio trabalho. Até o momento foram lançadas duas regravações de álbuns, sendo “Fearless” e “Red”. Em um show recente da sua turnê nomeada “The Eras Tour” nos EUA, a cantora anunciou que o álbum “Speak Now” será o próximo, com lançamento para o dia 7 de julho deste ano. E logo em seguida confirmou nas suas redes sociais.

Com 10 álbuns lançados (sem contar as regravações), Swift tem uma versatilidade musical única como artista, pois ela começou no country, depois migrou para o pop com o lançamento do seu quinto álbum de estúdio intitulado “1989” e por conseguinte para o indie, e mesmo transitando entre esses gêneros durante toda sua carreira ela conseguiu se manter na indústria musical. Suas canções ressoam em muitas pessoas, especialmente em jovens e mulheres, que se identificam com suas experiências, Taylor é conhecida pela habilidade em contar histórias através das letras de suas músicas em que aborda temas como amor, relacionamento e auto-aceitação. Ela tem influenciado e inspirado uma nova geração de artistas e fãs, e deixando sua marca na cultura popular. Mas não é só no ramo musical que ela consegue tal feitio, como fora desse âmbito também. Taylor Swift é uma das principais artistas que são referenciadas em inúmeras formas de entretenimento, sejam filmes, séries e livros, além de suas músicas que fazem parte das trilhas sonoras destas obras artísticas.

Reprodução: Pinterest

E aí, quem está animado para as próximas regravações que ainda serão lançadas?

dudaalmeida
dudaalmeida
Artigos: 1

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *