O sonho e a nova Biblioteca de Alexandria

Em 2002 foi inaugurada a nova Biblioteca de Alexandria  (Bibliotheca Alexandrina)  que foi inspirada na antiga Biblioteca de Alexandria, a mais famosa da antiguidade. A  mais nova biblioteca de Alexandria é uma instituição pública que tem como publico alvo estudantes é pesquisadores e também o publico em geral.

Na década de 80 o projeto começou a ser desenvolvido juntamente com a UNESCO, o principal objetivo desse projeto é reviver um antigo sonho de reunir todo o conhecimento do homem em um só lugar.
Na antiguidade a biblioteca de Alexandria chegou a ter cerca de 700 mil volumes com o conhecimento humano da época, os textos eram escritos  em egípcio, grego, romano, persas, e árabes, tinha o desejo de preservar e integrar o conhecimento humano, hoje com a ajuda da informática vem sendo desenvolvido um trabalho fantástico reunindo bibliotecas do mundo inteiro a serviço da democratização do saber.assim a nova Biblioteca de Alexandria é também uma esperança de que um dia todos possam ter acesso ao conhecimento através do acervo rico e com acesso para o mundo todo em um click.

Maria Soares Almeida