Tianjun Binhai Library – A biblioteca de Binhai

A biblioteca de Binhai, localizada na China, é um espaço dos sonhos para qualquer leitor. Ela foi aberta ao público no mês passado, mais exatamente no dia 1 de outubro e possui cinco andares cobertos de estantes do chão até o teto em curvas futuristas. O edifício foi construído em Tianjun, uma das quatro cidades-municípios do país. Para a concretização da sua construção, foi necessária a participação de arquitetos holandeses da agência de design e arquitetura denominada MVRDV além de projetistas locais. Seu design chama a atenção de todos principalmente pelo seu centro que possui um imenso auditório esférico que aparenta ser um olho gigante, daí sua denominação atual: “O olho de Binhai”.

A biblioteca tem capacidade para armazenar até 1,2 milhões de livros e possui salas de informática, área de leitura, salas de estar, espaços de reunião, escritórios, salas de áudio, etc. e o mais impressionante é que o acabamento da construção da biblioteca foi realizado em apenas três anos!

Fotografias: Ossip Van Duivenbode

Mariana Viegas
Últimos posts por Mariana Viegas (exibir todos)
Mariana Viegas