Visita técnica a Casa de Cultura Josué Montello

Nesta terça-feira (28), os alunos de Fontes de Informação, disciplina ministrada pela Profa. Dra. Aldinar Martins Bottentuit do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), visitaram a Casa de Cultura Josué Montello, localizada na Rua das Hortas, Centro.

Josué de Sousa Montello nasceu em 21 de agosto de 1917. Foi escritor, jornalista, professor, teatrólogo, além de ter sido o 2º escritor mais novo a entrar para a Academia Brasileira de Letras, na época com 37 anos. Seu primeiro romance foi “janelas fechadas”, tendo como cenário São Luís, sua cidade natal.

O espaço cultural que leva seu nome possui acervo bibliográfico, arquivístico e museológico e a maioria das obras foram doadas pelo próprio escritor. Segundo a professora Aldinar Bottentuit, o lugar é “uma fonte de informação que produz fontes de informações”. Adentrando a Casa de Cultura Josué Montello, os alunos se encaminharam ao auditório Viriato Corrêa onde puderam conhecer mais sobre história do espaço com a bibliotecária Joseane Souza.

A mesma mencionou que eles utilizam o software Arches Lib há 10 anos para a gestão cultural das informações e que o sistema cumpre bem seu papel, permitindo a organização apropriada dos acervos dos escritores maranhenses. Ela também ressaltou que, como houve recentemente a VII Semana Montelliana em homenagem ao centenário do escritor, a Casa de Cultura conseguiu muitos parceiros devido a esse evento, que deu maior visibilidade ao espaço. No entanto, ainda é necessário divulgar que a biblioteca do local não tem somente obras de Josué Montello, mas também de outros autores. Por isso houve a criação do “catálogo de publicações de autores maranhenses”.

Posteriormente, a bibliotecária Vanda França nos contou um pouco mais sobre a trajetória de Josué Montello e de D. Ivone, que era bibliotecária. Segundo Vanda, D. Ivone era como uma “base de dados viva”, pois organizava e dava sua opinião sobre os manuscritos de Josué Montello, seu marido. Além de ter aplicado uma nova forma de classificação de livros: por assunto/tema.

O espaço museológico da Casa de Cultura também foi visitado. Para ter acesso ao museu, os alunos tiveram que, primeiramente, subir as escadas do local onde foi possível vislumbrar nas paredes quadros relativos a linha do tempo da trajetória de Josué Montello para só então adentrar o museu.

A Casa de Cultura Josué Montello completará ano que vem 35 anos de fundação. O espaço funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h e oferece visita guiada.

Para realizar o cadastro de usuário, é necessário levar: carteira de identidade, foto 3×4, comprovante de residência e 5 reais para a carteirinha. Renovação de livros somente no local.

Fotografias: Mariana Viégas

Mariana Viegas
Últimos posts por Mariana Viegas (exibir todos)
Mariana Viegas

8 comentários

1. Foi uma visita maravilhosa, quantas informações preciosas obtivemos no qual nos acrescentou muitos conhecimentos. Obrigada às bibliotecárias da Casa de Cultura Josué Montello e também a professora Aldinar. .

2. Mariana, parabéns pelos informes de grande relevância, onde de forma organizada, relata o nosso percurso na história de um ilustre maranhense que nos deixou encantado com tanta riqueza para a nossa cultura.