Projeto Anjos Griots: Guardiões da memória

              Criando histórias

Iniciado na segunda quinzena de outubro/2017, na Biblioteca Comunitária Prazer em Ler, no bairro Coroadinho, o Projeto Anjos Griots: guardiões da memória tem por objetivo a formação de pequenos mediadores de leitura, com vista ao incentivo e disseminação do livro e leitura como direito humano, por meio de mediações e contação de histórias a diversos públicos, de modo a contribuir com a formação de leitores.

E por que Anjos Griots: guardiões (ãs) da Memória?

Uma vez que são as crianças que mediam e contam as histórias, o projeto remete a concepção dos anjos enquanto guias/mensageiros espirituais, cuja função é salvaguardar e ajudar os homens mortais. Parte-se, assim, do pressuposto de que as crianças são ferramentas importantíssimas no processo de salvaguardar as memórias das nossas gerações e assim como os conhecidos griots, tornarem-se exímios propagadores das histórias de seu povo, ajudando na transmissão dos conhecimentos adquiridos em suas diversas vivências.

Como diria a poetisa Rosa Pinheiro dos Santos “Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possível, menos a maldade. De ouvidos atentos, a criança gosta de ouvir tudo como se os sons se misturassem, formando uma doce vitamina de vozes, vozes que ela pode imitar, se inspirar para crescer”.

 

meirivania
meirivania
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *