5 Livros de literatura com temática em Bibliotecas/Bibliotecários

Quer aprender de maneira divertida sobre biblioteconomia sem se apegar apenas a artigos científicos e livros técnicos sobre a área? Bom, neste post venho dar dicas de livros bastante interessantes que tratam sobre o ambiente da Biblioteca e sobre o próprio Bibliotecário de maneira divertida para abrir ainda mais seu leque de conhecimentos. Livros dos mais variados gêneros pra você conhecer mais intimamente a nossa linda profissão. Livros desde de gênero infanto-juvenil à suspense, aventura e fantasia. Aqui estão 5 dicas de livros de literatura sobre bibliotecas e bibliotecários:

Autor: Timothy W. Ryback
Editora: Companhia Das Letras

O livro irá contar sobre a história das três bibliotecas particulares de Hitler, localizadas em Berlim, Munique e no refúgio de Obersalzberg, nos Alpes bávaros, que chegaram a abrigar mais de 16 mil volumes. O livro contará com uma trama enigmática sobre um genocida do século XX, que possuía coleções completas de Shakespeare, Goethe, Schiller, Kant e Fichte. Além dessas, possuia também livros sobre ocultismos e misticismos raciais.

Autor: Dean A.M.
Editora: Prumo

“A Biblioteca Perdida irá contar a história de Emily Wess que está prestes a ver sua vida mudar drasticamente. Numa hora, ela é uma pacata professora de história, sonhando com grandes descobertas e uma vida de aventuras ao melhor estilo Indiana Jones, seu herói da infância. Na outra, está embarcando em uma viagem ao redor do mundo, atrás de pistas deixadas por seu mentor, Arno Holmstrand. Pistas estas que a levarão a uma descoberta que não se igualava a nenhuma outra que ela pudesse imaginar: a localização da biblioteca perdida de Alexandria.”

Autores: Jostein Gaarder e Klaus Hagerup
Editora: Seguinte

“Conheça neste livro, a grande história do garoto Nils e sua prima Berit que moram em cidades diferentes e, que para manter contato, decidiram escrever um diário a quatro mãos, enviando-o de uma cidade a outra por correio. Ao longo desta história, eles investigam a vida da bibliotecária Bibbi Bokken e descobrem uma biblioteca mágica. Uma obra que celebra a magia de um objeto muito especial: o livro.” A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken é um livro interessantíssimo, pois quebra o paradigma da imagem do bibliotecário de profissional mal humorado mostrando-o como um verdadeiro mediador do conhecimento, além de também explicar de maneira divertida a CDD.

Autor: José Luiz Jobim
Academia Brasileira de Letras

“Editada em parceria com a Academia Brasileira de Letras, esta coletânea de ensaios de Jean-Michel Massa, Glória Vianna, Ana Lucia de Souza Henriques, Maria Elizabeth Chaves de Mello, João Cezar de Castro Rocha, Ivo Barbieri, Claudio Cezar Henriques, John Gledson e José Luís Jobim traz informações detalhadas sobre o acervo da biblioteca de Machado – incluindo o catálogo geral de títulos – ao mesmo tempo em que permite ao leitor ter acesso ao universo machadiano através da reconstrução do contexto histórico, social e intelectual de sua época. Com apresentação do professor Tarcísio Padilha, à época presidente da ABL.”

Autor: Genevieve Cogman
Editora: Morro Branco

“Irene é uma espiã profissional da misteriosa Biblioteca, uma obscura organização que existe fora do tempo e espaço e que coleciona livros e manuscritos de diferentes realidades. E junto com seu enigmático assistente Kai, ela é enviada para uma Londres alternativa com a missão de recuperar um perigoso livro. Mas quando eles chegam, ele já foi roubado. As principais facções do submundo londrino estão prontas para lutar até a morte para achar este mesmo livro, e tudo é imensamente dificultado pelo fato de que o mundo está infestado pelo Caos – as leis da natureza foram distorcidas para permitir a existência de criaturas sobrenaturais e mágicas imprevisíveis. Enquanto seu novo assistente guarda seus próprios segredos, Irene logo se vê envolvida em uma aventura repleta de perigo, pistas e sociedades secretas, onde a natureza da própria realidade está em perigo e falhar não é uma opção.”

tayzacampos