A comunicação e sua evolução

A história das comunicações vem desde o começo do mundo, onde os nossos ancestrais, já usavam seus próprios meios de se comunicar, usando a oralidade que a eles eram disponíveis e compreendida. Podemos observar que com o passar dos tempos a comunicação sofreu um avanço espantoso em virtude aos meios de comunicação que com a ajuda dos recursos tecnológicos fez e faz com que o ser humano evoluísse de forma rápida, porém, ainda observamos que com toda a tecnologia, muitos ainda não tem uma direção clara de todos os conhecimentos que a eles são oferecidos, pois, através da educação que apenas uma parcela tem acesso.

Quando verificamos os aspectos que estruturam a comunicação, observar a dimensão das informações que as tecnologias nos trazem para que a comunicação não seja errônea e passe a ser uma desinformação, evitar as Fakes News as quais estamos sujeitos como podemos ter nas mídias sociais.

Lembro-me do tempo em que para termos uma notícia de algum parente distante, aguardávamos uma carta em que continha alegrias como o nascimento de um novo parente, ou a tristeza da perda de um familiar.

Jornais, revistas, o telegrama, a televisão a válvula, que você ligava, fazia o almoço e depois que a imagem aparecia, hoje com apenas como um celular, um notebook, ou um computadores, você consegue se comunicar com o mundo. Mas as bibliotecas resistem ao tempo e as suas modernidades, considerada por mim a melhor forma de comunicação e de conhecimento, tornou-se digital, dissemina informações precisas.

Com a função de facilitar as relações sociais, a comunicação tem o papel de grande relevância na existência humana, conforme a exigência de cada época. Sua evolução, leva às pessoas, a comunicarem concisamente, de modo a enfrentar as mais variadas situações, seja qual for sua especificidade.

Neste processo histórico, que todas as formas de comunicação têm oferecido o desenvolvimento social de grande vália para a humanidade, uma vez que estas etapas foram cada vez mais lapidando, a comunicação e diminuindo os abismos entre as culturas, ampliando os horizontes das relações sociais.

mauro.almeida
Últimos posts por mauro.almeida (exibir todos)
mauro.almeida