A importância da literatura infantojuvenil

fonte: arte criada no Canvas

Desde pequenos aprendemos que a leitura é importante para nosso desenvolvimento, crescemos com essa mentalidade e levamos como referência aquelas pessoas que tem o hábito da leitura em seu cotidiano, contudo, o quanto realmente a leitura é importante?

De acordo com Lev Vygotski:

A leitura e a escrita são necessárias para a formação pessoal da criança, com um significativo relevante para sua vivência social.

Lev vygotsky

Sabemos que a leitura estimula o raciocínio a capacidade interpretativa e proporciona ao leitor um conhecimento amplo sobre diversificados assuntos, além de desenvolver a imaginação. Quando a criança entra no processo de alfabetização tudo é novo e incentivador e cada palavra nova descoberta, cada frase lida, cada livro degustado é motivo de euforia, entretanto, com o passar do tempo, essa curiosidade e entusiasmo muita das vezes diminui o que acaba levando a criança a perder o incentivo pela leitura. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, somente 10% dos adolescentes tem o hábito de ler. Na fase adulta, algumas vezes voltamos a nos interessar novamente pela leitura, seja por prazer, para adquirirmos conhecimento ou para reduzir o estresse.

Como citado anteriormente, Vygotsky dedicou-se em seus estudos ao desenvolvimento intelectual da criança e defendeu a importância da leitura na vida dos mesmos, sendo considerado um grande psicólogo proponente da psicologia histórico-cultural da época.

A literatura infantojuvenil

A literatura infanto-juvenil voltada para alunos de 5 a 13 anos de idade é de suma importância para contribuir no desenvolvimento e no processo de formação da criança. É importante incentivar o contato com os livros desde muito cedo, pois é esse contato que mais tarde vai influenciar o pequeno por toda vida, como diz Paulo Mucci, coordenador do Ensino Fundamental II do Colégio Etapa Valinhos:

“É durante essa etapa, os estudantes devem ser incentivados a descobrirem quais gêneros lhes despertam o interesse, de forma que comecem a encarar a literatura como uma nova forma de aprendizagem, buscando por livros que abordem os temas que os interessam. Assim, eles ampliarão o próprio vocabulário ao mesmo tempo que desenvolvem o autoconhecimento e compreendem melhor o mundo”

É de suma importância que os pais ou responsáveis, incentivem e proporcionem aos pequenos momentos de lazer combinado com momentos de leituras, gerando um ambiente tranquilo e aconchegante, esses momentos ficaram eternizados em sua memória e a criança vai relacionar a leitura como algo que a trás paz, porque como todo leitor, é isso que a leitura trás: a imaginação, paz, um mundo novo e só nosso.

Dicas de leitura

  • A saga Harry Potter
  • O pequeno príncipe
  • Malala
  • O menin Maluquinho
  • Reinações de Narizinho
  • Os três mosqueteiros
  • Viagem ao centro da terra
  • Alice no país das maravilhas
  • Coraline
  • O mundo mágico de Oz

Curiosidade:

Para os fãs de literatura infantojuvenil ou melhor ainda, para os fãs de Harry Potter, o site Pottermore oferece uma experiência focada na leitura de seus livros, com recursos interativos, novas informações da extensa coleção de notas de J. K. Rowling (cerca de 18 mil palavras), e livros eletrônicos disponíveis para compra pela primeira vez.

Fonte: autoria própria
raila cristina
raila cristina
Artigos: 2

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *