A importância dos Bookstagrams no incentivo à leitura.

Fonte: Acervo pessoal

O Brasil é considerado um país pouco “leitor”, segundo a pesquisa Retratos da leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural e disponibilizada pelo site G1, apenas pouco mais da metade dos brasileiros possuem hábitos de leitura, o que somam 52 % da população. Dessa forma, o brasileiro lê em média apenas cinco livros por ano. São dados preocupantes , mas que podem ser entendidos como reflexo da falta de uma cultura de leitura no país, que muitas vezes é provocada pela falta de investimento do poder público em políticas públicas para a criação de bibliotecas e espaços fomentadores da leitura, essa falta de estimulo e incentivo dificulta a criação do hábito de leitura na população.

Com o avanço tecnológico e as redes sociais cada vez mais presentes em nossas vidas, um novo modo de incentivar a leitura surgiu, por meio da rede social Instagram nasceu o Bookstagram/bookgram/ig literário/booking. O termo Bookstagram vem do inglês, com a junção das palavras Book(livro) e Instagram, esse nicho da rede social vem ocupando cada vez mais espaço e conquistando um público fiel e dedicado. Entre os principais tipos de posts feitos por estes estão as resenhas, que sempre trazem opiniões detalhadas sobre o livro, com fotos bonitas e criativas, vídeos relatando as leituras, entre muitos outros posts. Quem acompanha esse tipo de conteúdo acaba ficando envolvido e curioso sobre os livros, e muitas vezes acaba sendo influenciado digitalmente, esses criadores de conteúdo fazem tanto sucesso que muitas editoras buscam firmar parcerias para a divulgação dos livros lançados.

Para falar sobre essa temática de forma mais aprofundada resolvi entrevistar a dona da página Livroseriesbrigadeiro, a página possui um número elevado de seguidores, somando 80,7 mil. A dona do ig Gabriele Carvalho, tem 19 anos, mora em Salvador-Bahia, é estudante do Instituto Federal da Bahia, e está no último ano do Integrado Técnico em Geologia. Com a página ela percebeu que é apaixonada por criação de conteúdo e planeja ingressar no curso de Jornalismo em breve.

Fonte: https:// www.instagram.com/livroseriesbrigadeiro/

Como nasceu sua paixão pela leitura?

” Minha paixão pela leitura me acompanha desde pequena. minha mãe e minha avó sempre compravam/compram livros para mim e me incentivam a ler, mesmo com algumas dificuldades. Inclusive, minha mãe leu toda a saga Harry Potter para mim! Quando era menor, eu lia clássicos adaptados para crianças ( O Jardim Secreto, Polianna, Viagem ao Centro da Terra)…E aos dez anos ingressei na literatura infanto-juvenil e passei a ler obras como Percy Jackson, Crepúsculo, todas que eu pegava emprestado da biblioteca da escola(onde passava a maior parte do tempo).

Fonte: https ;// www.instagram.com/livroseriesbrigadeiro/

Como você decidiu começar o seu Bookstagram?

“Eu já cheguei a ter um Bookstagram quando tinha 13 anos, mas por conta de uma série de problemas pessoais acabei desativando. Sempre tive vontade de criar novamente, principalmente na esperança de ter alguém para conversar sobre livros( pouquíssima gente que eu conhecia lia os mesmos livros que eu) e compartilhar minhas opiniões! Foi também um jeito de me incentivar a voltar ao mundo da leitura, pois fiquei cerca de um ano inteiro sem ler nada por conta da demanda do IFBA. Criei o Bookstagram como hobbie e nem contava com o crescimento dele. Hoje sou apaixonada em criar conteúdo geek/literário e não me vejo fazendo outra coisa.”

Fonte: https ://www.instagram.com/livroseriesbrigadeiro/

Qual a sua opinião sobre os Bookstagrams como incentivadores de leitura?

“Quando criei o meu Instagram, eu acreditava que só pessoas que gostavam de ler iriam me seguir. Mas tudo mudou quando recebi mensagens de pessoas que diziam que começaram a ler por minha causa, de tanto eu falar a respeito de certos livros, ou como eles enxergaram a leitura de um jeito menos maçante por minha causa…Então foi aí que deu aquele “toque”. Percebi que eu estava influenciando positivamente pessoas de diversas idades( já recebi mensagens parecidas de pessoas que possuem entre 12-50 anos) para o mundo da leitura. E vejo essa enorme importância refletida nos outros Bookstagrams e como estamos colaborando para mudar a realidade de leitura no país.

Ainda recebo mensagens de pessoas que dizem que querem ler mas não sabem como começam, e foi por essa mesma ideia que junto com uma amiga, criamos a “Maratona Literária de Velaris”. Incentivamos a criação de um hábito de leitura e auxiliamos pessoas por onde começar, além de criarmos uma comunidade para aproximar mais os leitores uns dos outros, que muitas vezes acabam se sentindo muito sozinhos.”

Em síntese, podemos destacar como o incentivo ao hábito de leitura é importante, pois ler além, de nos fazer desenvolver atividades cognitivas, fortalecer o pensamento crítico, a criatividade e a escrita. Também nos ajuda a compreender o mundo e nos colocarmos no lugar do outro. Com a discussão dessa temática foi possível entender um pouco de como as redes sociais e principalmente o Instagram vem contribuindo mesmo que minimamente, para a mudança da realidade do país em relação ao hábito de ler.

” A leitura engradece a alma” (Voltaire)
MaristelaAmorim
Últimos posts por MaristelaAmorim (exibir todos)
MaristelaAmorim

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão.

Um comentário