As gírias e siglas literárias mais usadas por leitores na Internet

Quando a pandemia foi declarada e a população entrou em quarentena, as pessoas se viram trancadas em suas próprias casas e com algum tempo livre. Chegou a hora de pensar em descobrir o que você mais gosta de fazer para se ocupar nos meses que se seguiriam. Bordar? Pintar? Cozinhar? Ler? Muitos leitores utilizaram de seu tempo livre para criar novas contas em redes sociais, como o Twitter e o Instagram, destinadas a falar especificamente sobre o que mais amam: livros e leitura.

Contas que falam sobre livros e leitura sempre existiram, mas foi perceptível, principalmente para mim, o aumento no surgimento de contas criadas por leitores para socializar com outros leitores falando sobre livros. Entretanto, no meio disso tudo, frequentemente eu me deparava com alguém recém chegado na comunidade, se perguntando sobre o que tal termo significava ou o que queriam dizer com tal sigla. Então separei algumas gírias literárias que conheço e decidi fazer um (mini) dicionário bookstan. Calma, você vai saber o que significa bookstan e conhecer muitos outros termos como este, é só continuar lendo.

Bookaholic (buk-arrolic) sv. O sufixo aholic é um termo em inglês usado para indicar vício e book traduzido do inglês é livro. Como provavelmente você já deduziu, sim, este termo indica uma pessoa que é viciada em livros. Você conhece alguém assim?

Bookhaul (buk-rrol) sm. Termo usado para falar sobre os novos livros adquiridos, geralmente vem acompanhado do período, por exemplo: Bookhaul de Janeiro e Fevereiro.

Bookshelf Tour sm. Termo muito usado por quem faz vídeos no Youtube para mostrar a estante de livros. Então a pessoa faz um passeio (tour) pela estante (bookshelf) dela.

Bookstagram/bookgram/ig literário/bookig sm. Lembra que eu falei de pessoas que fazem contas em redes sociais dedicadas à falar de livros? Pois então, as contas criadas no Instagram para falar de livros podem ser chamadas de bookstagram e ig literário. O termo Bookgram é mais usado para se referir à todas os igs literários do Instagram. Por exemplo, no curso de Biblioteconomia na UFMA temos um estudante que possui um ig literário chamado Cais da Leitura.

Bookstan (buk-stan) sv. É só mais um termo chique para leitor. Mas não se iluda, os bookstans não só leem muito como também vivem divulgando seus livros favoritos para que mais pessoas leiam.

Booktube sm. /booktuber sv. O booktube refere-se à todos os canais criados no Youtube, por leitores, para falar de leituras e livros, os donos desses canais são chamados de booktubers.

Booktwitter (buktuiter) sm. Assim como o bookgram e o booktube, o booktwitter é o termo que engloba contas criadas na rede social Twitter para falar de livros e leitura. Também muito usada pelos bookstans para divulgar seus livros favoritos.

Chick-lit (tik-lêt) sm. Aqui se encaixa os livros do gênero comédia romântica. Exemplificando, as personagens principais geralmente são mulheres muito atrapalhadas tentando encontrar seu lugar no mundo.

CR (sigla) Usada para o termo Current Reading (leitura atual). No Twitter é muito comum as pessoas colocarem ao lado do nome, por exemplo, “CR: Harry Potter 3”, isso quer dizer que a leitura atual desta pessoa é o terceiro livro da série Harry Potter.

Crossover (crossôvêr) sm. É quando um ou mais personagens de sagas diferentes se encontram no mesmo livro. Imagina-se lendo A Turma da Mônica quando aparece na estória a Narizinho e a Emília do Sítio do Picapau amarelo. Esse gibi Turma da Mônica seria um crossover.

Crush Literário sm. Crush (crâsh) é aquela pessoa por quem você tem um amor platônico. Um crush literário é aquele personagem por quem você sente um amor, que além de ser platônico é não correspondido, pois seu crush não existe fisicamente e não sabe que você existe (talvez nem o autor saiba também).

Fanart sf. Desenhos gráficos ou pinturas digitais de personagens fictícios feitas por fãs. Um acréscimo importante é que, caso use uma fanart em uma postagem, jamais esqueça de colocar o nome do artista, assim você estará dando os devidos créditos ao autor.

Fanfic sf. Abreviação de Fanfiction, traduzido livremente como “ficção de fã”. Estórias feitas por fãs de série, filme, livros, porém ambientadas em algum mundo fictício pré-existente e geralmente com os mesmos personagens do universo no qual se passa a história original. O enredo é de responsabilidade do autor da fanfic.

Hype (rraipe) sm. Você já teve aquela sensação de que todo mundo está falando de tal livro? Pois então, quando dizemos que Game Of Thrones está com muito hype, queremos dizer que está todo mundo falando dele e divulgando ele. Sinônimo do famigerado jargão “na boca do povo“.

NA (sigla). Gênero New Adult, ou traduzindo, Novo Adulto. Geralmente a faixa etária desse gênero literário é dos 18 aos 25 anos, porém por possuir uma escrita fluida, simplificada, linguagem imprópria e conteúdo sexual explícito, atrai majoritariamente leitores com mais de 25 anos.

Plot Twist (plot-tuíst) sm. Uma reviravolta inesperada no enredo da história. É quando o tabuleiro é virado e quem estava perdendo, agora está conduzindo o jogo e seguindo para o cheque mate.

PP (sigla) Personagem principal.

Quote sm. É a citação de uma frase ou fala muito marcante para o leitor.

Ressaca Literária sf. É o que você sente depois ler vários livros seguidos sem pausa, ou quando o livro aborda assuntos delicados e situações que necessitam de extremo esforço mental para serem interpretadas.

Ship sm. É a sua escolha de combinação amorosa de duas personagens. Geralmente acontece em livros em que há triângulos amorosos.

Spin Off sm. Livro desenvolvido com os mesmos personagens depois que a saga, série ou trilogia já foi encerrada.

Spoiler sm. É quando alguém “solta” uma determinada informação muito importante para a história e que deveria ser surpresa para o outro leitor.

Sprint (ispruint) s. É um termo em inglês usado para nomear um curto período de atividade que exige concentração. Um sprint de leitura é mais comumente achado em lives no Youtube, onde as pessoas e seus seguidores se conectam para ler juntos durante determinado tempo.

Tag Literária sf. É um post baseado em tags para você indicar determinados livros. Você pode ver exemplos se pesquisar por #tagliteraria no Instagram.

TBR (To Be Read) (sigla). É uma lista que os leitores fazem para colocar livros que desejam ler.

Unboxing (amboxin). É o ato de desempacotar algo. Muitos leitores fazem vídeos, ou uma sequência de imagens, para desempacotar os livros que acabaram de chegar.

Wishlist (uish-lêst) sf. É a lista de livros que você deseja adquirir para ler ou para colocar na sua estante.

YA (sigla). Usada para o gênero literário Young Adult, o Jovem Adulto. Alguns sites dizem que a faixa etária desses gênero é dos 18 aos 30, mas geralmente esses livros atraem a faixa etária que vai dos 13 aos 18 anos (ou mais, dependendo do gosto literário da pessoa). Os personagens dessas estórias, em sua maioria, são adolescentes e jovens entrando na fase adulta. Daí se dá o termo Jovem Adulto.

É notável que a maioria dos termos e siglas usadas na internet por leitores é em inglês. Para quem tem um conhecimento ainda que básico de inglês, se torna fácil usar e lembrar o significado. Esta não é uma lista findável, estes não são todos os termos usados, existem outros atribuídos à este vasto e encantador universo literário.

E você? Conhece algum outro termo que esqueci de colocar aqui? Acrescenta aqui nos comentários o termo ou a sigla (só não esquece de colocar o significado, ok?) para contribuir com esse post e ajudar quem está chegando de paraquedas nesse universo literário que já nos é tão acolhedor!

Passei minha vida dobrada entre as páginas dos livros.
Na ausência de relacionamentos humanos, criei laços com as personagens de papel. Vivi amor e perda por meio das histórias enredadas na história; experimentei a adolescência por associação. Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras, amarrando membro a membro, osso a tendão, pensamentos e imagens todos juntos. Sou um ser composto de letras, uma personagem criada por frases, um produto da imaginação fabricado por meio da ficção.

Tahereh mafi (trecho do livro estilhaça-me)

Obs: A imagem de cabeçalho do blog foi editada pela autora deste post em Canva.com.

Stefany Lima
Stefany Lima
Stefany Lima

Graduanda de Biblioteconomia e nas horas vagas, uma bookstan loucamente apaixonada por romances de época, romances policiais, fantasia YA e NA, podcasts de true crime e cachorros.

Ela acredita que a leitura salva as pessoas e que os cachorros nos amam incondicionalmente.

Artigos: 1

8 comentários

  1. Amei o blog. Este ano, depois que comprei um Kindle, coloquei como meta ler ao menos 50 livros (já ultrapassei a marca 🙌🏻) e me senti perdida muitas vezes em igs literários quando lia ou ouvia essas expressões. Com o tempo assimilei algumas, outras tive que pesquisar e adorei ver que vc reuniu todas aqui. Parabéns!!! 👏🏻👏🏻👏🏻

  2. Nossa estou tão feliz que achei isso🤧, eu leio a muito tempo e as vezes quando quero ver alguma notícia sobre um livro eu vejo essas siglas e gírias e fico boiando 😐, mas FINALMENTE!!! EU POSSO DIZER QUE ENTENDO 😆😆😆
    Obrigada pela informação ^-^

    • Sou escritor e agora estou me dedicando à escrever livros com adaptações sonoras…. sabe se já existe isso? Pois grande parte tem preguiça de ler ou ficar com olhos com conjuntivite e assim se pode ouvir, ao invés de forçar a visão para ler. Poder- se ia criar um Opúsculo com sons musicais ativados. Se. Vc puder me ajudar me informe um nome para que eu possa registrar essa ideia ou / e ou proprio nome desse invento nordestino ( sou de Recife… bjs. Zap 21 999564322 lucilocorreia@gmail.com o(u deixe um fonado no meu zap ou net.)

        • Olá, Bosco. Fiz uma breve pesquisa e o que reuni de informações me levaram à citação desse termo no livro “Meia-noite na Livraria” de Matthew Sullivan. Bookfrog dentro desse contexto se referem aos frequentadores assíduos, por vezes solitários, e vasculhadores das estantes da livraria “Ideias Brilhantes” (plano de fundo da referida história), eles sempre estão por lá, as vezes lendo, outras vezes frequentando só por frequentar mesmo…
          Espero ter ajudado!

          (Fonte: Resenhando: portal de cultura e entretenimento. Link da matéria: https://www.resenhando.com/2022/08/dez-motivos-para-ler-meia-noite-na.html.)

    • Ah, que legal, Janaina!! Fico muito feliz por sua nova conquista e, apesar do tempo do seu comentário (Helena cheguei meio atrasada) espero que esteja lendo cada vez mais!! Abraços com cheirinho de livro novo… 🙂

  3. Eu estou com uma puta ressaca literária a quase 1 mês, odeio isso pois não sei o que fazer. Estou com ressaca de meus doramas também 🥺

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *