Biblioteconomia- Ciência da informação e sua relação interdisciplinar

A relação que as duas têm é tornar mais acessível um acervo crescente de conhecimento; elas têm uma coisa em comum que é a linguagem natural e a linguagem artificial ou sistemático, onde codificamos e decodificamos uma resposta com solução para a sociedade.

A Ciência da Informação é interdisciplinar porque está relacionada a diversas áreas do conhecimento. Tendo o mesmo objeto de estudo da Biblioteconomia, este campo estuda o comportamento da informação, a produção e os fluxos de transmissão de informação e conhecimento.

A Biblioteconomia e a Ciência da informação vêm contribuindo para o sistema de comunicação na sociedade e nesse sentido, as bibliotecas são instrumentos para maximizar a utilização dos registros do conhecimento em benefícios da sociedade. Portanto, apresentam característica com suas respectivas semelhanças, e como ambas atuam como catalisadoras de informação, visto que trabalham para acelerar a busca pelo conhecimento.

Desse modo, a Ciência da Informação está atingindo um ponto crítico em sua evolução mudando várias áreas abrangentes, tornando-os mais aparentes em aplicações e nos trabalhos teóricos e experimentais, englobando os aspectos intelectuais da descrição de informação e suas especificidades para a busca.

Fonte: BERTON, J.M., PRENTICE, A.E. Information science in its interdisciplinary context. New York: Neal-Schuman, 1989.

Fonte da imagem: Blog Muito Mais que Livros

Rita Santos