Biblioterapia: Um tratamento alternativo através do Livro

Você sabe o que é Biblioterapia? Não? Então, está no lugar certo para fazer esta descoberta. Bem, a biblioterapia é nada mais especifico que o uso dos livros como métodos terapêuticos, e esse incentivo a leitura se constitui como ferramenta principal na ajuda e no modo de tentar reverter a situação de algumas pessoas que encontram-se com a psique afetada.

Outra característica fundamental e vale muito a pena dá essa importância, é que a biblioterapia como campo de desenvolvimento da psique vem se mostrando bastante pertinente, pois tem a capacidade de desenvolver um olhar de mundo, e através da leitura expandir os pensamentos, expressar os sentimentos e por fim cooperar para que o individuo retorne a interação com a sociedade.

Diante do exposto podemos refletir sobre a atuação do bibliotecário e de que maneiras, os mesmos, podem estar contribuindo para o desenvolvimento da área referente a biblioterapia. Em parcerias com outros ramos do saber, tais como: Pedagogia, Enfermagem e Psicologia, o profissional bibliotecário tem criado iniciativas de se especializar e buscado conhecer a biblioterapia e não ficando mais restrito só a um ambiente, simplesmente por ser cultural. E  tudo o que foi abordado nos remete a pensar sobre as maneiras do bibliotecário cooperar com a área e uma delas é conhecendo o perfil de cada pessoa, o bibliotecário pode trabalhar em conjunto com a Psicologia, escolhendo livros ou indicando os mesmos e que são apropriados para cada perfil de pessoa.

Desse modo, sabemos que o curso de Biblioteconomia é bem ramificado e interdisciplinar tendo como preceitos bases a informação em seus diferentes contextos e formatos. A leitura abre portas para a luz. E fecha as janelas do que antes era obscuro.

Denisefreire