Biblioterapia: vivendo melhor a partir da leitura.

Fonte:
Fonte: Confederácion Salud Mental España

Você sente prazer ao ler um livro que gosta muito? É capaz de  sentir como se estivesse dentro das histórias e em alguns momentos, consegue abstrair-se do mundo real e conectar-se apenas com as aventuras da sua leitura? Saiba que essas são algumas características que compreendem a Biblioterapia.

Caldin (2001), define a Biblioterapia como “leitura dirigida e discussão em grupo, que favorece a interação entre as pessoas, levando-as a expressarem seus sentimentos: os receios, as angústias e os anseios.”

Utilizar a leitura como uma forma terapêutica é a missão da Biblioterapia, já que esse método trabalha com as emoções humanas. Embora muito utilizada na atualidade, essa metodologia não é nova.  O filósofo Aristóteles defendia que a tragédia grega (ramo da literatura que trabalha a relação do homem com o universo), desenvolvia no ser humano a liberação de emoções, o que ele chamou de catarse; desta maneira, a leitura pode proporcionar sentimentos positivos nas pessoas, agindo como um “sedativo” para suas dores e conflitos pelos quais possam estar passando.

Embora pareça simples, atuar nesta área exige alguns conhecimentos específicos, para que se possa atender e ajudar as pessoas que buscam e precisam deste auxílio. É necessário ter conhecimentos na área de psicologia e ser um bom conhecedor de diversos temas literários; pois conhecer os problemas do paciente é um requisito para que as indicações de leitura se adequem ao seu caso.

Esse método é muito utilizado em hospitais que tratam diversas doenças onde as pessoas precisam ficar internadas. Hospitais de tratamento para o câncer são os principais estabelecimentos que utilizam a leitura como método para aliviar o peso e as frustrações que a doença traz para a vida das pessoas e também para membros da família. As indicações de leitura, sempre variam de acordo com a faixa etária e alguns aspectos pessoais que acercam cada indivíduo. A Biblioterapia também pode ser aplicada em instituições que recebem viciados que buscam se livrar do vício e até mesmo em instituições que tratam de menores delinquentes.

É interessante que todos os casos acompanhados são analisados metodicamente, para que as indicações de leitura não causem o oposto do desejado, já que os livros contém diversificados temas, e dependendo do caso, podem causar efeitos negativos no leitor. Por isto, as instituições que trabalham aplicando essa forma de terapia necessitam de uma grande equipe de acompanhamento para apresentar os melhores resultados.

Gostou de saber que a leitura pode ser uma forma de “curar’? Se você chegou até aqui e não tem o hábito de ler, lhe indico ir atrás do seu tema preferido e tirar uns minutos do seu dia para se conectar com um bom livro . Indique o mesmo aos seus amigos mais próximos.

Como Francis Bacon já disse: “A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”. Então para ser completo, LEIA!

Fonte: Hypness

Para mais informações sobre o tema visite:

O que é Biblioterapia?

Katia Suellen