O Bloomsday (Dia do Bloom) é comemorado no dia 16 de junho e é o único feriado do mundo que é dedicado ao personagem de um livro, em homenagem ao livro Ulysses, de James Joyce.

Fonte: Google Imagens

A comemoração foi criada na Irlanda e teve início em 1924, quando os amigos do autor decidiram dar uma festa para ele. Mas a data só começou a se tornar uma tradição a partir de 1954, em Dublin, capital da Irlanda, quando vários fãs saíram para beber e festejar em vários cidades pelo mundo como em São Paulo, Nova York, Sydney, Melbourne, entre outras.


Sobre a obra Ulisses

O autor demorou 7 anos para escrever Ulysses foram necessárias mais de 900 páginas para contar a história, que se passa em apenas um dia. No decorrer das páginas, o leitor pode se deparar com semelhanças na estrutura do romance com a epopeia “A odisséia” , do poeta grego Homero, pois o protagonista Leopold Bloom percorre um trajeto similar ao do herói Ulysses. Mas Bloom não vive em um mundo fantástico e grandioso, e sim em um ambiente mais realista, traçando um paralelo entre a realidade e a mitologia.

O livro se tornou um dos maiores clássicos da literatura mundial, tornando James Joyce um autor aclamado por conseguir descrever de maneira incrível a consciência e percepção de Bloom nas siuações realistas de Dublin, fazendo o leitor mergulhar em sua percepção de mundo e reflexões filosóficas.

Fonte: Google Imagens

Sobre o autor

Fonte: Google Imagens

James Augustine Aloysius Joyce (1882-1941) foi um romancista, contista e poeta da Irlanda que viveu boa parte de sua vida expatriado. É considerado um dos autores mais relevantes do século XX. Filho de rica família católica, receveu uma rígida formação com padres jesuítas. Sua obra de maior sucesso, Ulysses, é considerada a precursora do do romance moderno e uma das mais importantes da literatura ocidental.

Foi aluno da Universidade de Dublin, onde estudou inglês, francês e italiano e participou de grupos de literatura e teatro. Com o início da Primeira Guerra, Joyce refugiou-se na Suíça. Em 1920 voltou para Trieste e em seguida mudou-se para Paris. Permanentemente andarilho e exilado, Joyce passou por dificuldades financeiras.

Joedison Santos
Últimos posts por Joedison Santos (exibir todos)
Joedison Santos
Joedison Santos
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *