Mulheres que correm com os lobos e o convite a mulher para mergulhar em seus arquétipos

https://www.livrariaespaco.com.br/produtos/mulheres-que-correm-com-os-lobos-clarissa-pinkola-estes-editora-rocco/

O livro da Clarissa Pinkola, publicado em 1989 trás uma analise sobre o perfil e o papel da mulher quanto sua vida em sociedade e a forma como esse perfil se padronizou de acordo com a evolução da espécie humana. Pode-se dizer que a abordagem feita pela autora segue tão atual quanto as noticias que serão publicadas amanhã. Mas antes de prosseguir, eis a pergunta. O que seria um arquétipo? “Segundo Jung, os arquétipos nascem da incessante renovação das vivências experimentadas ao longo de várias gerações. Este aprendizado é necessário para que o Homem caminhe rumo à sua individuação, ou seja, na direção de sua mais perfeita lapidação, para que um dia possa se unir novamente ao seu Self”. https://www.infoescola.com/psicologia/arquetipos/

Os arquétipos também são considerados símbolos culturais e podem ser encontrados nas mais diversas religiões e cultura, exemplo: a figura da mãe, a imagem do pai, do herói , do divino e entre outros. Se fazendo valer deste conhecimento a escritora faz a comparação do animal lobo, com o ser mulher. Esse instinto mais selvagem, primário, livre e protetor.

https://gartic.com.br/lunaa_/desenho-livre/mulher-lobo

O selvagem aqui ressaltado não se relaciona com a palavra violência, mas o espirito livre de ser. A coragem para viver e tomar as suas decisões, o lado afetivo que a mãe loba tem para com a sua matilha, o instinto de defesa e escudo. Aos poucos a mulher foi perdendo esse arquétipo e se moldando aos novos padrões para se fazer aceita. Passou a se anular, reprimir e a ser a boa moça do lar. Onde o seu dever agora é obedecer e servir. O livro faz o convite e apresenta a escolha do eu mulher ou ser humano escolher que arquétipo deseja ser. Quem voçê quer ser ?

https://revistavidapratica.com.br/a-mulher-moderna-e-suas-mil-funcoes/

Mulheres que correm com os lobos, traz a reflexão sobre a identidade da mulher ao longo da história e como alguns preconceitos ainda se fazem tão presentes em uma sociedade já evoluída culturalmente e psicologicamente. Conta histórias conhecidas e desconhecidas no intuito de mostrar o impacto que as primeiras experiências causam a vida. A mensagem do VOCÊ SE COLOCA NO LUGAR EM QUE VOCÊ ESTÁ.

sheila.suelly
sheila.suelly
Artigos: 1

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *