É assim que acaba – resenha com spoilers

google fotos

Escrito por Colleen Hoover, É assim que acaba conta história da personagem Lily Bloom uma mulher que cresceu em um lar abusivo, presenciando seu pai agredir fisicamente sua mãe e sempre se questionou os motivos dela continuar no relacionamento.

O livro inicia com Lily adulta, uma jovem bem sucedida formada em marketing que se mudou para Boston e abriu uma floricultura. Em uma noite após fazer um discurso no funeral de seu pai, Lily conhece Ryle Kincaid um residente de neurocirurgia, na noite que se conheceram criaram um jogo de “verdades nuas e cruas” e dividiram alguns segredos, mas depois daquela noite não se encontraram mais. Com a morte de seu pai, a sua mãe também resolve se mudar para Boston, fazendo com que Lily tenha um pouco de contato com seu passado já encontra seus antigos diários que escrevia cartas para Ellen Degeneres, foi assim que ela resolveu largar o emprego e abrir uma floricultura fugindo um pouco dos padrões. O passado de Lily logo começa a ser contado assim que o personagem Atlas Corrigan aparece, um rapaz sem teto que morava na casa abandonada que ficava atrás da casa que Lily morava na infância.

Após decidir largar o emprego e abrir seu próprio negócio, Lily conhece uma moça chamada Alyssa que nunca tinha trabalho e estava frustrada por não conseguir engravidar, então resolve ajudar Lily com a abertura da loja, mas Lily acaba torcendo o tornozelo enquanto as duas estavam limpando estabelecimento, e por cauda desse acidente Lily e Ryle por coincidência acabam se reencontrando, pois ele e Alyssa são irmãos.

A partir disso, o relacionamento de Lily e Ryle fica sério e acabam se casando alguns meses depois de se reencontrarem. Mas como nem tudo são flores quando falamos de livros escritos por Colleen, uma pessoa de grande importância na vida de Lily reaparece fazendo com que ela perceba que não tinha esquecido totalmente do seu passado e um turbilhão de coisas começam a acontecer em sua vida, a pessoa que sempre demonstrou ser atencioso se torna o pesadelo de Lily, fazendo com que ela volte a sentir na pele tudo que a sua mãe passou, questionando tudo aquilo que ela pensava sobre os episódios de violência que presenciou durante a infância até se tornar uma vitima.

“É assim que acaba” é um livro que aborda temas sensíveis como violência doméstica, abuso sexual e até mesmo suicídio. Mostrou do ponto de vista de uma vítima de violência doméstica como é passar por aquilo, como é conviver com seu agressor e até mesmo como a sociedade pensa sobre aquilo. Colleen Hoover foi muito perspicaz sabendo abordar tais assuntos de uma forma sensível e até mesmo real.

Lia_Fernandes