Retrato da Leitura no Brasil 4ª edição

Retrato da Leitura no Brasil 4ª edição Retrato da Leitura no Brasil 4ºedição Retrato da Leitura no Brasil 4ª edição Retrato da Leitura no Brasil está em sua 4ºedição pesquisa é realizada pelo Instituto Pró-livro que tem como objetivo o fomento a leitura e a difusão e acesso ao livro, e missão Transformar o Brasil em um pais de leitores.
O objetivo central da pesquisa é conhecer o comportamento leitor medindo a intensidade, forma, limitações, motivação, representações e as condições de leitura e de acesso ao livro – impresso e digital – pela população brasileira.
A pesquisa teve sua 1º edição em 2000, a 2º edição em 2007, 3º edição em 2011, sua 4º edição em 2016 foram entrevistadas 5012 pessoas em todo o Brasil no período de 23 de novembro a 14 de dezembro de 2015. A pesquisa busca saber o perfil do leitor, motivações e hábitos da leitura os motivos para ler um livro; Barreiras para leitura, razões para não ter lido mais, dificuldades para ler; principais formas de acesso aos livros; Penetração; a influência da leitura, relação do professor com a leitura; O que a leitura significa; Leitura em meio digital, uso da internet, lê livros digitais; o acesso a bibliotecas, com que frequência vai, o tipo que frequenta, motivos que levam a uma biblioteca.

Gracileide.Reis