GEP DCMIDI: o mais novo grupo de pesquisa do curso de Biblioteconomia da UFMA

Fonte da imagem: GEP-DCMIDI

Por: Patrícia Ferreira

Está nascendo, no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) o Grupo de Estudos e Pesquisa na Análise dos Materiais Publicados de Divulgação da Ciência em Mídias Digitais ou impressas (GEP-DCMIDI). Uma das propostas do grupo é estudar, dentre outras temáticas, a Cientometria (ou Cienciometria) – Ciência que mede o desempenho das novas publicações científicas e o impacto delas, por meio de indicadores bibliométricos.

Coordenado pela professora Claudia Pecegueiro, grupo de estudos é composto também pelas professoras Georgete Freitas, Silvana Vetter e Raimunda Marinho, do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, e conta, ainda, com a participação outras bibliotecárias e alunas do curso.

Por enquanto, os estudos serão realizados no campus de São Luís, onde será estudado o comportamento dos professores/pesquisadores, quanto suas publicações,  e pretende-se, posteriomente, estender esses estudos aos campus de Imperatriz e Chapadinha. Além disso, já se discute a possibilidade da promoção e participação de eventos relacionados à temática.

O grupo já conta com algumas redes sociais, como Facebook, Instagran e Twitter, onde serão divulgadas mais informações a respeito.

patriciaferreira