Dica de Leitura – 1984 de George Orwell

1984 expressa uma ideia simples e complexa ao mesmo tempo, simples pois representa o mal que o Estado totalitário causa a sua população, e complexa pelos meios que os representantes deste, buscam para se manter no poder. Contando a história de Winston Smith, um dos personagens que simboliza a resistência de ideias propagadas pelo governo do Grande Irmão (Big Brother), este que tudo vê e escuta, inspirando o reality show de mesmo nome.

Sendo publicado em 1949, época da Guerra Fria, o ano de 1984 era um futuro incerto por causa da polarização entre o capitalismo e o comunismo, ou seja, para a época a obra representava um futuro distópico. Tal distopia se baseia nas ideias da total perda de privacidade do indivíduo, manipulação de fatos pelo veículo formal da disseminação de notícias, perda do vínculo entre pessoas que estabelecem relações afetivas, além de outras expressadas ao longo da obra.

Trata também a respeito da censura de livros e ideias, tendo uma força policial responsável em prender aqueles que simplesmente pensam de forma contrária as políticas do Estado, tal ato é denunciado como pensamento crime (termo da Novafala). Ressalta-se que na Oceânia, país fictício da obra e onde se passa os eventos narrados, possui uma reformulação da linguagem de sua população, esta que se denomina Novafala ou Novilíngua, possuindo o objetivo de reduzir termos da língua original ou até mesmo eliminar os já existentes.

1984 é um livro que deveria estar em toda biblioteca, justamente por convidar o leitor a fazer uma viagem a um mundo distópico com uma imensa falta de liberdade e começar a pensar de maneira crítica a escolha que faz de seus representantes políticos. O lema do governo do Grande Irmão neste livro é a seguinte:https://bibliotecasma.org/

Guerra é paz

Liberdade é escravidão

Ignorância é força

Um tanto confuso nas primeiras páginas, porém ficará puramente claro ao decorrer da obra o significado destas.

LucasV.
Últimos posts por LucasV. (exibir todos)
LucasV.

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).