Uso de tabuleiros em bibliotecas escolares.

Em 2005 foi publicado um manifesto pela IFLA (International Federation of Library Associations and Instituitions), sugerindo entre tantas atividades, a promoção de não-livros, proporcionando aos usuários uma maior socialização seja por meio de músicas e filmes, ou jogos com mais de um jogador como o xadrez. Como base nisso, o IFSP Instituto Federal de São Paulo) em 2017, fez um estudo com os alunos de 4 cursos de nível técnico e 4 cursos de nível superior. Com apoio financeiro da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP foi disponibilizado verba para compra de materiais para lazer na biblioteca, desde bolas de ginástica (os alunos utilizam para sentar) tapetes e sofás, até jogos de tabuleiro (1 jogo de war, 1 jogo super banco imobiliário e 1 jogo detetive), contando com a doação de 10 tabuleiros de xadrez.

A falsa ideia de biblioteca como um espaço unicamente de leitura não é nova, mesmo como espaço democrático, existe um estigma social de ser um voltada apenas para leitura e pesquisa em livros. Antigamente, era visto como um depósito de livros e documentos, até seu desenvolvimento como um lugar de busca do saber. Algo que contribui para os estereótipos é a forma como o espaço é representado na mídia, sempre como um lugar de silêncio e com um/a bibliotecário/a idoso/a e de “cara fechada”. Poucos são os exemplos de mídias que não o retrata desta forma. No entanto, bibliotecários e demais educadores tem lutado para transformar o ambiente em mais acolhedor, tornando o espaço em um agente socializador, cultural, de entretenimento e de aprendizagem.

Os tabuleiros foram bastante utilizados pelos estudantes. Inicialmente, ocorreram aulas na biblioteca para levar os alunos a conhecer o espaço, após isso, notou-se que os estudantes estavam participando ativamente das atividades lúdicas, levando a criar, no caso do xadrez, um clube de xadrez com 108 alunos em um semestre. Em pouco tempo, os jogos levaram os alunos a uma maior socialização e comunicação, o que também gerou um crescente número de leitores se comparado aos anos anteriores.

Em dezembro de 2017 o crescimento de empréstimos foi de 486% em comparação com 2016. No 2° semestre de 2016, a biblioteca teve 1745 empréstimos e no mesmo período de 2017 foram 3168 empréstimos.

Tornar a biblioteca escolar um espaço de lazer, melhora significativamente o bem estar dos usuários, consequentemente, aumenta o uso da biblioteca de seu acervo.

Alany Estrela
Últimos posts por Alany Estrela (exibir todos)
Alany Estrela

Estudante de Biblioteconomia-UFMA